domingo, 3 de junho de 2012

PALESTRA SOBRE FAMÍLIA

Família: pessoas aparentadas que vivem, em geral, na mesma casa,  particularmente o pai, as mães e os filhos.
I – INTRODUÇÃO
A família é o núcleo básico das relações humanas, é a célula máter da sociedade. É na família que começamos e aprendemos a nos relacionar com as pessoas. Uma família ajustada e equilibrada formará indivíduos saudáveis e felizes para a vida social.
Um casamento satisfatório representa um desafio muito maior do que a simples descoberta de um companheiro com quem se viverá.
A Bíblia ensina-nos a assentar uma base sólida, cristã, para a construção de um lar feliz.

Em GÊNESIS 12: 3, Deus faz promessas a Abrão e diz: Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra

. A preocupação com a família é algo que surgiu no coração de Deus desde o princípio. Deus criou a família. Ele é o arquiteto da família ( Ler GÊNESIS 2: 18 – 25 ). No verso 23, Deus viu que o homem não poderia viver só e como solução para a solidão criou a mulher. Nos versos 24 e 25, Deus define as quatro bases para o casamento cristão:
a- O DEIXAR: geográfico, financeiro, emocional, ato público, produz contexto para o crescimento, implica em que a dependência entre pais e filhos é temporária.
b- O COMPROMISSO: é um relacionamento permanente, monogâmico e exclusivo.
c- A UNIDADE: para isso são necessárias duas pessoas, que mantém sua identidade, sem domínio do mais forte sobre o mais fraco, um complementando o outro, é uma expressão física.
d- A INTIMIDADE: espiritual, intelectual, emocional, física.

II- O PAPEL DO MARIDO; LIDERANÇA .
a- A ORDEM DE DEUS PARA COM A FAMÍLIA CRISTÃ: Deus tem ordenado a família conforme o princípio de liderança. Se o marido não tem liderança ou se não tem interesse em ser um bom líder a mulher encontrará dificuldade em confiar completamente nele e pode até buscar liderança em outros.
( Veja) I CORINTIOS 11: 3 ) .A ORDEM DE DEUS PARA A FAMÍLIA É VISTA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO E QUEDA DO HOMEM: o homem foi criado primeiro e depois a mulher, ele é incompleto sem a mulher, o homem não foi iludido na tentação mas a sua mulher foi enganada
b- COMO NÃO SE DEVE LIDERAR: com ditadura, com democracia, nunca admitindo um erro, com insensibilidade ( sem percepção sábia do lar) , com silencio ( sem diálogo), com explosão, com perfeccionismo,com espírito crítico ( sempre vê os erros), sem levar as coisas à sério,com infidelidade, com indecisão ( nunca toma decisões )
c- COMO SE DEVE LIDERAR: De modo a inspirar que todos o sigam como  exemplo. Para isso deve haver a presença do marido no lar. Este deve ter como prioridades: pessoas antes de coisas, o lar antes da profissão, a esposa antes dos filhos, filhos antes dos amigos , esposa antes de si mesmo e coisas espirituais antes das coisas materiais.
AMOR Deve amar com amor ágape ( Veja I CORÍNTIOS 13: 4 – 7 )
ESPIRITUAL: amar como Cristo amou a Igreja: sem ser amado, SACRIFICIALMEBTE, com propósito, voluntariamente e totalmente.
COM AMOR EMOCIONAL: Amar como a seus próprios corpos,com discernimento, com consideração e com dignidade .

III- O PAPEL DA ESPOSA
SUBMISSÃO: significa render uma obediência inteligente e humilde a uma pessoa, na qual Deus tem investido poder e autoridade. Não significa ser escrava do marido, deixar de ter opinião própria ou que suas sugestões não sejam valorizadas pelo marido.
É parte da natureza da mulher, se caracteriza por um bom comportamento e é o modo pelo qual Deus pode trabalhar na vida do marido. Tem como benefícios: a proteção, realização, segurança, harmonia no lar, exemplo aos filhos e a boa divulgação da Palavra de Deus.
Essa é a MULHER VIRTUOSA: ela tem a confiança do seu marido, ¨FAZ BEM¨ao seu marido, se dedica as necessidades do outro, atende ao bom andamento da casa e acima de tudo TEME AO SENHOR.

IV- A COMUNICAÇÃO NO LAR
Comunicação é o processo verbal ou não verbal de compartilhar informações com uma outra pessoa de maneira tal que ela entenda o que você está dizendo. Envolve o que você quer dizer, realmente diz, o que o outro ouve, o que pensa que ouve, o que ela responde diante do que você comunicou e o que você pensa que o outro responde. Daí os grandes conflitos no lar!
O QUE COMUNICAMOS? Conversa superficial, fatos sobre outros, idéias e
julgamentos, sentimentos e emoções, comunicação verdadeira, pessoal e emocional.
POR QUE NÃO COMUNICAMOS? Por falta de habilidade de conversar com o outro, dificuldade de usar as palavras adequadamente, por medo de se abrir e correr o risco de ser ofendida ou de alguém discordar dela, porque alguma vez falaram e nada adiantou, por pensar que suas idéias não têm valor.
PROBLEMAS NA COMUNICAÇÃO: supressão mútua ( ninguém expõe seus sentimentos), comunicação unilateral, comunicação intelectual ( esconde sentimentos ), comunicação indireta ( através de terceiros ), silencio de um ou outro ( visa controle ou frustração ), comunicação limitada  A brigas e momentos de irritação, comunicação através de demonstrações físicas ( um chora o outro bate ).

V- O PERDÃO
O que é o perdão? Perdão não é esquecer, mas sim lembrar do fato como algo que aconteceu sem que traga efeito emocional no casamento.
NÃO É UM SENTIMENTO, é uma decisão da vontade.
NÃO É FINGIR, o que aconteceu, aconteceu; se não procurarmos a reconciliação o outro continuará repetindo a mesma atitude.
PERDÃO NÃO É VOLTAR AO PASSADO, o fato de não perdoar demonstra a ,falta de entendimento sobre o perdão de Deus.
PERDOAR É RARO PORQUE É MUITO DIFÍCIL. O perdão de Deus custou o seu único filho, vai custar o seu orgulho.
PERDOAR NÃO É EXIGIR MUDANÇAS POR PARTE DA OUTRA PESSOA ANTES DE PERDOAR. Quando há falta de perdão, desenvolvem-se raízes de amargura ( HB 12: 14 e 15 ).
PERDOAR É ENTREGAR-SE. É dar amor quando se espera ódio, compreensão quando se espera vingança e raiva.
PERDOAR É SUBSTITUIR ( IICO 5: 21 ).

VI- EDUCAÇÃO DOS FILHOS
A responsabilidade principal da instrução e disciplina dos filhos cai sobre os ombros dos pais, não da Igreja, nem da escola. ( Veja Efésios 6: 4 ). Os pais devem ensinar aos filhos sobre o plano de Deus para a vida do homem
PROVOCAÇÃO: Pais não provoqueis os vossos filhos à ira!

COMO ISSO OCORRE:
1- Pelo uso impróprio de autoridade: O pai dá a ordem de obedecer mas não dá o exemplo, as ordens não têm razão de ser ou são dadas sem amor.
2- Disciplina no momento de irritação ou raiva.
3- Disciplina sem boa comunicação: esclareça previamente a ordem, comunique o que quer e o que não quer, se houve desobediência comunique ao filho que a disciplina está sendo dada devido a desobediência específica.
4- Incoerência na disciplina: um dia disciplina por uma certa desobediência, outro dia não.
5- Insistência por meio da palavra e não do ato.
6- Promessa sem cumprimento.
7- Não ouvir ou encorajar seu filho.
8- Pais não admitirem que possam estar errados.
9- Alvos dos pais incoerentes com os que Deus tem para os filhos.
DISCIPLINA
Significa treinar ou discipular, com vara de correção: ( Veja PROVÉRBIOS 13: 24 )
O filho precisa entender que DEUS disciplina os seus pais. Os pais devem treinar seu filho para que ele receba direção do Senhor ( HB 12: 11 ).
Disciplinar é um ato de fé.
A disciplina de filho para filho é diferente.
Disciplina é feita com equilíbrio, sem exageros ou omissões.

ADMOESTAÇÃO
Veja DEUTERONÔMIO 6: 1 – 9.
Fortalece os laços de amor e afeição entre pais e filhos. Cresce a segurança emocional da criança, o respeito mútuo é nutrido num clima de ordem, comunicação e amor.

VII- CONCLUSÃO
A BÍBLIA nos dá a base perfeita para construirmos um lar feliz. É preciso que cada componente da família assuma as suas responsabilidades. O marido amoroso, a mulher submissa, pais disciplinando na admoestação do Senhor e filhos obedientes, tornarão o lar feliz, porque todos estarão conscientes de que Deus os estará guiando, fortalecendo e ajudando.

QUE O SENHOR NO SEU IMENSO AMOR NOS ABENÇOE!
Gercino Maximiano de Araujo