quarta-feira, 19 de junho de 2024

As Promessas Que Repousam Em Três Pilares: A Verdade, o Amor e o Poder

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. João 14:1-2;

Introdução: As palavras do Mestre agora têm um tom de consolo (não se turbe), mas quais seriam as perturbações em que os discípulos estavam passando ou passariam? Naquela comunidade de 12 homens tinha um traidor, um mentiroso. Pedro, e os demais si esconderiam da perseguição que se levantaria aos seguidores de Cristo depois de sua prisão. Eles e sentiam confortáveis em qualquer situação se o Senhor estivesse perto. Mas agora o Senhor anuncia sua ausência (João 13:1) e os discípulos precisam aprender a viver em comunhão com Ele sem a presença física do Senhor.

Uma Nova Casa: A promessa de uma nova casa está inserida no v 2. E isso indica diversas coisas 1) não haverá mais guarida permanente para os seguidores do Senhor neste mundo. O mundo os odiará, pois se aborreceram ao Senhor, aborrecerão a eles também. 2) A fé será exigida com ticket de passagem para essa transferência; “Credes em Deus e credes também em mim”  (seis vezes encontramos o verbo “crer” explicitamente e outras vezes subentendido) só nestes versos sugerido): 3) O Senhor os consola dizendo que sua retirada será substituída por um outro consolador. (ES), que ficará com eles até ao dia da definitiva transferência para a referida morada 9João 14:16-31); 4) Os laços de comunhão se desenvolveram e criaram profundas raízes entre os discípulos e o seu Mestre  durante os três anos de ministério de Cristo, mas a retirada de cena do Mestre deixa os discípulos entristecidos e sem norte , o reencontro é certo, mas ainda estará distante, o reencontro é uma promessa que terá três pilares de sustentaçã

1º Pilar – A Verdade – Durante o ministério de Jesus Cristo os discípulos amaram e admiraram pelo fato de que Ele em seus lábios nunca foi encontrado a mentira. (Mat 24:35), nunca defendeu a injustiça, antes pelo contrário; em sua conduta aborreceu profundamente a “Prima da mentira” - a hipocrisia. Embora todo homem seja pecador, todo homem sabe que ao mentiroso e ao hipócrita é bom evitar. Sendo assim, ainda que a promessa fosse grandiosa, ela merecia crédito, pois fiel era o que estava prometendo.

2º Pilar – O amor – “...Sabendo Jesus que era chegado a hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estava no mundo, amou-o até o fim” (Jo 13:1). Certamente os discípulos tinham uma mistura de sentimento com o tom de despedida do Senhor Jesus; medo de ficarem sozinhos, a saudade antecipada por saber que aquele que eles amavam iria se retirar. A despedida só dói em que ama! Parece que Cristo tem dó dos seus discípulos ao vê-los perturbados com sua despedida, mas descansa na certeza de que a morada para eles será preparada por Ele mesmo, também o Filho de Deus descansa no fato de que será Ele quem virá buscá-los no dia em que o Pai determinar.

3º Pilar – Seu Poder – A questão de toda promessa é se .a possibilidade de ser cumprida. Os homens públicos são peritos em fazer promessas em ocasiões de pleito eleitoral, não basta querer fazer, e necessário saber se há possibilidade real de fazer. Os discípulos visualizaram três dificuldade: a providencial atual, os problemas do ponto de vista do pecado e do futuro. Todas ela tem solução, uma só fonte: a fé. “Credes em Deus, credes também em mim”. Jesus já havia afirmado: “ Toda a autoridade me foi dada no Céu e na terra” (Mat 28:18). Fiel é o que prometeu.

Promessa Feita, Perguntas Surgiram – “..como saber o caminho”?  O caminho foi apresentado Ele é o caminho, Ele é a porta, e dependendo das circunstâncias, Ele também é a saída; se houver lágrimas, Ele as enxugará, Ele é o consolo, se houver dúvidas, Ele é a resposta, se o coração temer, Ele será nossa âncora. Suas promessas são feitas por amor; seu poder para cumpri-las alimenta nossa esperança de que não corremos a carreira em vão.

Conclusão – Tendo passado cerca de 2 mil anos da promessa feita, e verdade que ele cuidou dos seus, o poder do mal não pode contra a Igreja do Deus vivo. O outro Consolador a nós enviado, cuidou dos creram antes de nós, tem cuidado de nós e cuidará até o fim. A ausência física do Senhor não nos escondeu dos seus olhos e mão fomos abandonados um dia sequer. Sendo assim estou certo de que a morada prometida, construída no fim do caminho, já está preparada “Cres tu nisto? 

Laguna SC 19/06/2024

Bibliografia: Revista da EBC.

Igreja dos Irmãos,

 Gercino M. Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário