segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Salmo126

O Salmo 126 é como um cântico de gratidão, um salmo de reconhecimento dos feitos do Senhor. Uma geração escravizada, fora liberta pelo Senhor dos Exércitos. A libertação foi o motivo de tanto louvor.

 Como você se sentiria se estivesse preso e fosse liberto? No mínimo feliz, grato. Este Salmo retrata este sentimento: de alegria e gratidão ao poderoso Deus pela libertação do povo de Israel.

 O povo de Israel desviou-se dos caminhos de Deus, o que resultou na escravidão do povo e na sua deportação para Babilônia, onde foram subjugados num período de 70 anos. A desobediência os levou a escravidão, mas a misericórdia de Deus os libertou.

 Podemos dividir o Salmo 126 em três partes:

 A primeira parte: a memória e a saída do povo de Israel do cativeiro babilônico.

A segunda parte: o reconhecimento e gratidão a Deus por seus grandes feitos.

E a terceira parte: o clamor de exaltação.

Assim como o povo de Israel, quando vivianos longe de Cristo, éramos escravos do pecado. Sem condições de exercer a nossa liberdade, pois estávamos presos a velhos hábitos que nos afastavam de Deus.

 Depois que encontramos a salvação em Cristo, sentimo-nos livres para exercer a nossa liberdade. O que nos aprisionava não tem mais capacidade de nos humilhar. Todos que nos conheciam no passado, hoje, reconhece a mudança que Jesus realizou em nós. O sangue de

 Jesus nos justificou e nossa boca está cheia de sorriso por tanta gratidão

 De versículo   a versículo do Salmo 126S

Salmo 126:1 - Estamos livres!

Quando o Senhor trouxe os cativos

de volta a Sião, foi como um sonho.

 Salmo 126:1

Imagine, depois de tanto tempo, voltar a sua terra natal. Para muitos no cativeiro na Babilônia isso era impossível, mas Deus realizou. O sonho tornou-se realidade.

 Deus realizou o inimaginável para o seu povo. Após ter sofrido as consequências de se afastarem de Deus, o Senhor foi misericordioso e lembrando do seu povo.

 Salmo 126:2 - A nossa boca se encheu de riso

Então a nossa boca encheu-se de riso

e a nossa língua de cantos de alegria.

Até nas outras nações se dizia:

"O Senhor fez coisas grandiosas

por este povo".

- Salmo 126:2

 Não há como esconder a alegria da liberdade. Da mesma forma, não há como esconder a alegria de aceitar a Jesus como o nosso salvador e libertador. O salmista refere-se que essa alegria seria reconhecida por todos. Assim como as pessoas poderão reconhecer os feitos de Deus na nossa vida.

 Salmo 126:3 - Grandes coisas fez o senhor por nós!

Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós,

por isso estamos alegres.

 Salmo 126:3

 A gratidão a Deus é o motivo da nossa alegria. Quantas coisas Deu já fez por você? Muitas. Ele fez, Ele faz e fará ainda mais! Quando reconhecemos os feitos do Senhor na nossa vida, agradamos a Ele. A gratidão é uma forma de amar a Deus.

 Salmo 126:4 - Restaura-nos Senhor!

Senhor, restaura-nos,

assim como enches

o leito dos ribeiros no deserto.

 Salmo 126:4

 Neste verso o salmista faz um clamor a Deus por transformação. Ele associa poeticamente a sua vontade de ser renovado ao leito do rio sendo cheio. Também é assim a nossa vontade de ser preenchido pelo Espírito Santo. Vem Senhor, enche-nos!

 Salmo 126:5 - Os que semeiam com lágrimas...

Aqueles que semeiam com lágrimas,

com cantos de alegria colherão.

- Salmo 126:5

 Mesmo com dificuldades, choro, ao semearmos no lugar certo, no tempo devido faremos uma colheita que alegrará o nosso coração. Fazer a vontade de Deus muita das vezes é trabalhoso, requer renúncia de nós próprios, mas no tempo certo os humilhados serão exaltados.

Salmo126;6 Lágrimas hoje, sorriso amanhã

 Aquele que sai chorando

enquanto lança a semente,

voltará com cantos de alegria,

trazendo os seus feixes.

Salmo 126:6

 Continue semeando e fazendo a vontade de Deus para a sua vida. Não lançamos as sementes em vão, nem a lançamos numa terra infértil. Aquele que lança a semente na terra boa - a qual é a Palavra de Deus - colherá abundantemente.

 Laguna SC 08/11/2024 Gercino M. Araujo

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Consolo segundo a Bíblia

O consolo, segundo a Bíblia, é uma promessa divina para aqueles que enfrentam dificuldades e tristezas. A palavra de Deus oferece conforto aos corações aflitos, lembrando-nos de Sua presença constante e amor incondicional. Em momentos de angústia, encontramos encorajamento nas Escrituras, como nas palavras do Salmo 34:18, que diz: “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito”.

 O Novo Testamento também destaca o papel consolador do Espírito Santo. Jesus, ao falar aos Seus discípulos antes de Sua partida, prometeu enviar o Consolador, o Espírito Santo, para estar com eles em todos os momentos. Essa promessa é encontrada em João 14:16-18, onde Jesus afirma: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”.

 Além disso, as epístolas apostólicas, como 2 Coríntios 1:3-4, destacam a capacidade de Deus de nos consolar em todas as tribulações: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus”.

Portanto, a Bíblia oferece uma fonte sólida de consolo, prometendo a presença divina, o amparo do Espírito Santo e a certeza de que Deus é o nosso refúgio em momentos de aflição. Encontramos conforto na fé e na confiança de que, mesmo nos tempos mais sombrios, Deus está conosco, oferecendo alívio e esperança.

 Agora deixaremos essa lista com belos versículos que falam a respeito do consolo segundo a palavra.

 15 Versículos sobre consolo

Salmos 34:18 (ARC):“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.”

Isaías 41:10 (NVI):“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

Mateus 11:28 (ARA):“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

2 Coríntios 1:3-4 (NVI):“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.”

João 14:27 (ARC):“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

Salmos 119:50 (NVI):“O meu conforto na minha aflição é isto: A tua promessa dá-me vida.”

Isaías 43:2 (ARA):“Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”

Filipenses 4:6-7 (NVI):“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.”

Salmos 46:1 (ARC):“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.”

Isaías 51:12 (NVI):“Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?”

Romanos 8:28 (ARA):“E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Mateus 5:4 (NVI):“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.”

2 Tessalonicenses 2:16-17 (ARC):“Ora, o próprio Senhor da paz vos dê paz sempre de toda maneira. O Senhor seja com todos vós.”

Salmos 30:5 (NVI):“Porque a sua ira só dura um momento, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.”

Hebreus 13:5 (ARA):“Seja a vossa vida sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

Conclusão:

Nestes versículos, encontramos palavras que transcendem as circunstâncias difíceis da vida, oferecendo consolo e esperança. Que essas promessas inspirem a confiança em Deus, o consolador divino, que está sempre presente para nos sustentar em todas as estações da vida.

 Laguna SC 05/11/2024

Gercino M. Araujo