terça-feira, 18 de novembro de 2014

Constrangidos pelo Amor de Deus



...Porque o amor de Cristo nos constrange...II Co 5:14
 Terça-Feira, 18 de Novembro de 2014
 Meditando em Êxodo 17 - Moisés, Josué, Arão e Hur

O capítulo 17 de Êxodo, narra uma batalha entre Israel e os amanequinas. Nesta passagem, Moisés envia Josué, que mais tarde seria seu sucessor, para liderar o exército de Israel, enquanto isso, ele se posiciona acima do campo de batalha tendo em sua mão a "vara de Deus".

Arão e Hur acompanharam Moisés e observaram que enquanto suas mãos estavam erguidas, Israel prevalecia contra o inimigo, mas quando lhe pesavam os braços, os amalequitas prevaleciam contra Israel. Diante disso, os dois decidiram ajudar sustentando seus braços até o sol se por. Assim, Josué feriu os amalequitas ao fio da espada e o povo de Israel foi, mais uma vez, vitorioso.

Duas observações nos chamam atenção neste texto:
1º Todos tem o seu papel, cada um com a sua importância - Moisés era o líder, que tinha sobre si a unção de Deus, e ao erguer suas mãos, fazia com que Israel prevalecesse;

Arão e Hur, foram o suporte de Moisés, garantindo que suas mãos permanecessem erguidas durante toda a guerra e; Josué, sob a orientação de Moisés, foi o obediente e corajoso guerreiro que conduziu o exército para a vitória.

2º Todo bom líder precisa de uma boa equipe de apoio. É importante que ao percebermos um chamado especial de Deus sobre alguém próximo a nós, tenhamos humildade e desprendimento para nos apresentarmos como suporte, pois ainda que não sejamos o grande líder, lutamos a mesma guerra e a vitória alcançada será de todos.

Muitas pessoas não foram chamadas para liderar, e sim para serem suportes. Isso, não os faz menos importantes!

Observemos que a vara de Deus estava com Moisés, no entanto, seus braços estavam cansados, e para chegar a vitória, foi necessária a participação daqueles dois homens, que não se preocuparam com posições, mas preocupados com um bem maior, reconheceram a autoridade de Deus que estava sobre Moisés.

Eles poderiam ter proposto um sistema de rodízio, no qual cada um ficaria com a responsabilidade por um período, o que, a princípio, resolveria o problema. Mas era sobre Moisés que repousava a unção de Deus.
Com frequência, encontramos pessoas que anelam por uma posição de destaque, não apenas em sua vida secular, mas também no meio cristão.

Não é ruim desejar ser um instrumento usado por Deus, mas precisamos compreender que ser instrumento não é apenas erguer as mãos e realizar prodígios, as vezes, é sustentar, orar, interceder...

Precisamos antes de tudo compreender o que o Senhor quer de nós e assim cumprir com dedicação a carreira que nos está proposta (Hb 12:1).
Que todos nós, quer sejamos líderes como Moisés, guerreiros como Josué, ou apoiadores como Arão e Hur, possamos cumprir o nosso papel no Reino de Deus ...firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor (I Co 15:58)


Em Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário