segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Filipense


Resumo da Carta aos Filipenses



Cap 1 - A alegria no Senhor pelo progresso do Evangelho

·       O progresso do Evangelho na cooperação dos Filipenses; vs 3-11;

Viver uma vida Espiritual... e uma vida Natural”, nós vivemos uma vida dupla, sendo necessário que prevaleça a espiritual como forma de predominância. Como era do seu costume, o apóstolo, primeiramente deu graças (3-7), e depois ora pelos seus amigos, irmãos e pela igreja em Felipo (8-11).

Paulo se regozija na oração, v 4, na confiança que a obra começada  será consumada v 6, e também em poder escrever estas palavras.(Goodman).

·       O progresso do Evangelho pela prisão de Paulo, vs 12-21;

Paulo prova com argumentos convincente, que seu encarceramento estava sendo útil para o crescimento do Evangelho. Ouvir que o pregador do Evangelho estava preso seria desestimulante, e isso não podia acontecer, pois a sua prisão foi por causa da pregação do Evangelho; e por causa disso muitos irmãos tomaram coragem para pregar aos seus vizinhos.

·       O coração altruísta de Paulo, vs 23-26

Verso 23, a expressão “partir e estar com Cristo” não importa necessariamente morrer para estar com Deus; segundo alguns comentaristas, naquele momento Paulo se referia a Enoque, e Elias que não precisaram passar pela morte para estar com Deus; neste sentido é que ele preferia estar com Deus pois era muito melhor, mas por causa das almas que a sua presença pudesse ganhar para Deus, preferia ficar, Paulo troca o estar com o Senhor por ganhar almas.



Cap 2 - Alegria no Senhor pela submissão da Igreja

·       A vida sem egoísmo e sectarismo, vs 1-18;

Vamos pensar num cuidadoso estudo deste assunto, pois o apostolo tem grande alegria em poder confiar que os filipenses podia representar um sentimento verdadeiro, ele acumula motivos, e apela pelas bençãos do cristianismo; e pede com especial favor (“completai o meu gozo”) e que sejam de um mesmo sentimento e de um mesmo parecer, um mesmo ânimo, um mesmo amor.

Será assim que usamos a exortar uns aos outros?

A consideração do v 3 importa em um juízo humilde que pensa nas limitações próprias e nas vantagens alheias.

Versos 1-11, harmoniza a humildade em primeiro lugar por exortação (1-4) e depois por exemplo.

·       A importância dos bons exemplos vs 5-11 e 19-30;

Timóteo e Epafrodito, vemos quanto o apóstolo apreciava esses dois amigos, tão útil no serviço do Evangelho. Vemos Timóteo a sinceridade do seu empenho aos crentes, seu serviço subordinado como de um filho ao seu pai. (digno de ser imitado) ; Epafrodito um irmão companheiro cooperador nos combates. A falta do vosso serviço. Não é uma censura é uma referência a demora da Igreja em mandar a sua contribuição. Este caso esta explicado no cap 4.10.



Cap 3 - Alegria no Senhor como algo incisivo

·       A repetição deste princípio;

Na carne ou em Cristo” No v 2 temos um tríplice aviso para nos guardar:  a) dos cães - gente que não valoriza, as coisas espirituais (profano) b) maus obreiros – gente que praticam a iniquidade, (pecado que e do conhecimento do pecador) malfeitores; c) dos falsos profetas: aqui cabe uma palavra desprezível, ou mutilados. Trata a fé como um formalismo religioso; fazem mais questão de ritos e sacramentos do que culto espiritual.

·       A cautela com a falsa graça;

Há três sinais do verdadeiro crente: a) ele serve a Deus pelmaso  espirito; b) – Ele não, é meramente um religioso, homem de formalidades e cerimônias, mas um adorador guisdo pelo espirito. Não é assim que devemos viver de tal modo que possamos dizer: Sede meus imitadores.



Cap 4 – Alegria no Senhor em todas as circunstâncias

·       A paz de Deus e o Deus da paz, vs2-9;

Em Cristo” e “no Senhor” Essas duas expressões são frequentes nas epístolas escrita por Paulo durante o seu encarceramento em Roma. A primeira razão é doutrinária e a segunda e a prática.



·       A provisão de Deus, vs 10-20;

O Dr Seroggie diz: Três coisas aqui devem ser cuidadosamente notada: 1) A maneira pela qual as contribuições devem ser dadas, espontaneamente, .constantemente, alegremente, com sacrifício. 2) A maneira pela qual as contribuições devem ser recebidas: amplo reconhecimento, generosa apreciação, respeito pela própria Independência, um sincero desejo pelo o enriquecimento do ofertante. 3) As promessas pelas quais os recursos são garantidos. (v 19) Notemos aqui: fonte, extensão, medida, condições.



Considerações finais



1)    A importância do avanço do Evangelho,

Na medida em que o Evangelho avança, mais equilíbrio haverá na terra entre as povos, melhor compreensão dos valores preconizados por Ele o mundo fica menos violento, o amor será melhor exercido e diminuindo o egoísmo.



2)    O combate contra o egoísmo

Na compreensão da palavra, enfraquece o rigor egoísta dando mais oportunidade e igualdade entre os homens, o egoísmo aniquila.



3)    Os exemplos a serem seguido

Encontramos três razões para seguirmos: Jesus Cristo, no seu serviço o apostolo Paulo e seus companheiros e amigos Timóteo, e Epafrodito



4)    Alegria no Senhor sempre e a nossa força pela nossa salvação, e por nos fazer suas testemunhas, levando o seu Evangelho, a todo o mundo, fazer discípulos de toas as Nações.



Que o Senhor nos abençoe e nos de a oportunidade de ser suas fiéis testemunhas


23/09/2019 gma

Nenhum comentário:

Postar um comentário