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O Arrebatamento Secreto da Igreja é um
ensinamento conhecido por todos os crentes e seguido como doutrina por pelo
menos 90% dos cristãos no mundo. Mas será que é isso mesmo que a Bíblia nos
ensina? De fato, o Arrebatamento da Igreja será secreto?
Vejamos abaixo quais são os textos mais
utilizados para defender um Arrebatamento Secreto. Não irei discutir a questão
da Igreja e a Grande Tribulação. Para isso leia o texto “A Igreja Passará Pela
Grande Tribulação? “.
A volta de Jesus será como um
relâmpagoFoi o próprio Jesus no Sermão Escatológico
que define Sua vinda como um relâmpago (Mt 24:27; Lc 17:24). O problema é que
muitas pessoas interpretam esse texto de maneira equivocada, e acreditam que
Jesus estava ensinando que Sua vinda será tão “rápida” como um “relâmpago que
sai do oriente e se mostra no ocidente”, e, logo, o evento será então
invisível, imperceptível e secreto. Porém não é isso que o texto está dizendo.
Quando Jesus ensinou que Sua vinda seria como
um relâmpago Ele não estava querendo dizer que ninguém iria perceber esse
momento, ao contrário, Ele utilizou o exemplo do relâmpago para trabalhar duas
verdades sobre Sua vinda: será repentina e visível.
A volta de Jesus será repentina, assim como o
relâmpago que em uma tempestade todos sabem que pode ocorrer, mas ninguém
consegue prever exatamente quando e onde ocorrerá. Às vezes somos surpreendidos
por um raio caindo em um local próximo a nós e, geralmente, ficamos surpresos e
assustados, pois foi repentino, mas isso não implica que esse acontecimento foi
secreto e invisível.
É fundamental então percebermos que
“repentino” não é a mesma coisa que “secreto”. É lamentável que alguém
interprete essa passagem de maneira errada, pois contradiz o principal objetivo
de Jesus ao dar esse exemplo. Para entendermos isso basta considerarmos o
versículo anterior a este e que levou Jesus a usar tal exemplo:
Portanto, se vos disserem: Eis que ele está
no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.
(Mateus 24:26)
Note que Jesus alerta que muitos estarão
anunciando que o Cristo estará em diversos lugares, mas isso será mentira
porque quando Ele realmente vier todos perceberão, pois será como um relâmpago.
O exemplo do relâmpago é muito claro e fácil de entender já que é impossível
comparar o aparecimento de um relâmpago com algo imperceptível e secreto.
Quando um relâmpago aparece no céu ele se mostra esplendoroso, visível a todos,
ilumina o céu até mesmo quando ocorre durante o dia, seu barulho é estrondoso
e, para grande parte das pessoas, ele é apavorante. Diante desses aspectos é
que Jesus usa tal expressão. Não há como não perceber um relâmpago quando ele
ocorre. Por fim, no original a expressão de Jesus remete ao sentido de
evidência, um evento perceptível e sem ambiguidade, porém sobretudo repentino.
A volta de Jesus será como um ladrão
Essa é outra expressão que muitas vezes é mal
compreendida. Novamente Jesus utilizou um exemplo que demonstra a natureza
inesperada de Sua vinda, e em nada tem a ver com um evento secreto.
O Apóstolo Pedro que estava presente nesse
sermão de Jesus também utilizou o mesmo exemplo em sua segunda Epístola:
O dia do Senhor, porém, virá como ladrão. Os
céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo
calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada.
(2 Pedro 3:10)
Podemos claramente notar que Pedro coloca o
exemplo do ladrão para afirmar como esse momento será inesperado (ver 2 Pe
3:3-4), porém totalmente visível. Não existe a menor possibilidade de o evento
descrito no versículo acima ser secreto.
Para quem ainda não se convenceu, também
podemos considerar a versão do apóstolo Paulo sobre esse momento, e utilizando
o mesmo exemplo do ladrão:
Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não
precisamos escrever-lhes, vocês mesmos sabem perfeitamente que o
dia do Senhor virá como ladrão à noite.
Quando disserem: “Paz e segurança”, então, de
repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo
nenhum escaparão. Más vocês, irmãos, não estão nas trevas, para
que esse dia os surpreenda como ladrão. (1 Tessalonicenses 5:1-4)
No texto aos Tessalonicenses, Paulo ensina
primeiramente que não adianta marcar datas e fazer previsões, pois a vinda de
Cristo será inesperada, assim como o ladrão à noite, porém quando esse momento
chegar será de grande destruição para os ímpios. No versículo 4 ele explica que
os verdadeiros cristãos não serão surpreendidos.
Num abrir e fechar de olhos
1 Coríntios 15:51-53 também é utilizado para
tentar defender um Arrebatamento Secreto, e a frase preferida é “num abrir e
fechar de olhos”. Considerando principalmente o texto em grego (idioma que foi
escrito originalmente), o que Paulo está tratando é a questão da imortalidade e
o caráter sobrenatural e misterioso desse momento, pois pessoas que já morreram
terão seus corpos ressuscitados instantaneamente, revestidos de
incorruptibilidade, ao soar da trombeta, juntamente com quem estiver vivo na
ocasião. Paulo, mais de uma vez, escreveu exortações de consolo aos cristãos
que estavam tristes com a perda de seus entes queridos, e também para
esclarecer que os que já morreram não estavam em desvantagem diante da volta de
Cristo.
O encontro com o Senhor nos ares
Escrevendo aos Tessalonicenses, Paulo, mais
uma vez, fala exatamente sobre o mesmo momento descrito na Epístola aos
Coríntios:
Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que
nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente
não precederemos os que dormem.
Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o
ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em
Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois disso, os que estivermos vivos seremos
arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos
ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. Consolem-se uns aos outros com estas
palavras. (1 Tessalonicenses 4:15-18)
É fácil perceber que Paulo está falando do
mesmo evento de 1 Coríntios 15, e nesse texto aos Tessalonicenses fica ainda
mais claro o objetivo de confortar os cristãos acerca da morte. Por incrível
que pareça esse texto é talvez o mais utilizado para defender o Arrebatamento
Secreto, principalmente sob a frase “para o encontro com o Senhor nos ares”,
que segundo quem defende essa teoria, Cristo ficará nas nuvens e não tocará a
terra.
Sobre isso, primeiramente precisamos dizer
que a afirmação de que Cristo virá nas nuvens é uma informação que encontramos
amplamente em outras passagens bíblicas (Dn 7:13; Mc 13:26; 14:62; Ap 1:7) e
nenhuma dessas passagens ensina qualquer coisa relacionada a um Arrebatamento
Secreto ou invisível. Se pegarmos a referência de Marcos 13:26 o próprio Jesus
afirma que “então verão vir o Filho do homem nas nuvens”. O Apóstolo João
também estava presente nesse sermão e entendeu perfeitamente as palavras de Jesus,
sendo que em Apocalipse 1:7 nada contradiz o que Jesus já havia falado.
Sobre o fato de a Igreja encontrar com o
Senhor nos ares, o termo grego utilizado para descrever essa situação (eis
apantesin tou Kyriou) é uma expressão antiga para se referir as boas vindas
cívicas de uma visita importante, ou para saudar a entrada triunfante de um
soberano na cidade. Por exemplo: quando alguém de muita autoridade visitava uma
cidade, os principais cidadãos saiam ao seu encontro para acompanha-lo na
última etapa do caminho. A mesma expressão é utilizada na Parábola das Dez
Virgens, onde as virgens saíram ao encontro do noivo (eis apantesin tou
Kyriou). Pelo costume da época, o noivo ia à noite até a casa da noiva e as
virgens encontravam o noivo no caminho com uma recepção festiva e o acompanhava
voltando até a casa da noiva.
No versículo 16 Paulo não deixa dúvida de que
não se trata de um momento secreto e invisível, pois será “dada a ordem, com
voz de arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus”. O ressoar da trombeta, a
ressurreição dos mortos em corpos ressurretos, o ajuntamento dos que estiverem
vivos tendo seus corpos transformados e a recepção festiva ao nosso Senhor nos
ares, conforme vimos acima, em nada me parece um momento secreto, invisível e
instantâneo.
Um será levado e outro será deixado
Essa passagem pode ser encontrada em Mateus
24:40, e, embora essa passagem também seja utilizada para supor um
Arrebatamento Secreto, não é isso que o texto está dizendo. Se lermos
atentamente perceberemos que no versículo 39 Jesus usa como exemplo os dias de
Noé, onde as pessoas tinham seus afazeres até que veio as águas do Dilúvio e
levou a todos eles, sendo salvo apenas Noé e sua família. Note que quem foi
levado não foram os justos (Noé e sua família), mas os ímpios pelo Dilúvio, ou
seja, o que o texto está descrevendo é o juízo de Deus, onde será separado o
justo do ímpio do justo. No mesmo capítulo 24 de Mateus no versículo 51, após
uma pequena parábola, Jesus responde como será essa separação e para onde estes
serão levados, no caso, a um lugar de pranto e ranger de dentes. Na passagem
correlata em Lucas 17 no versículo 37 Jesus também ensina o mesmo principio.
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O Arrebatamento da Igreja será um evento
visível
Biblicamente não resta dúvida de que a volta
de Cristo será um momento incomparável, um evento de proporções inimagináveis,
de grande glória e visível a todos.
No Sermão Escatológico, Jesus não fez
referência alguma a um Arrebatamento Secreto (se fez então realmente foi
secreto, pois não podemos encontrar no texto). Paulo e o apóstolo Pedro também
de forma alguma ensinaram essa doutrina e em Apocalipse o Apóstolo João nem se
quer cita tal possibilidade (ele também entendeu os ensinos de Jesus). Sem
contar que os termos gregos utilizados para se referir a esse momento
(apokalypsis, epiphaneia, parousia e harpazo) são utilizados de forma
intercambiáveis, e, dependendo do contexto, no máximo se complementam, isto é,
não sugerem nenhuma distinção de eventos entre um “secreto” e outro “visível”.
Embora alguns defendam que há indícios de que
no século IV d.C. Efraim da Síria parece ter ensinado algo parecido, podemos
dizer que oficialmente a origem do Arrebatamento Secreto esteja no século IXX,
onde o Pré-Tribulacionismo começou a ser ensinado massivamente.
Foi também nesse período que ocorreram muitas
supostas revelações acerca de uma arrebatamento secreto da Igreja, ou pelo
menos de uma parte dela. Uma das mais conhecidas revelações é da de uma jovem
da Igreja de Edward Irving, que relatou ter tido uma revelação particular de
que alguns cristãos seriam arrebatados secretamente (pouco tempo antes dela,
essa teoria estava começando a se formar).
Alguns dizem que J. N. Darby, membro dos
chamados Irmãos de Plymouth e considerado o maior expoente do
Dispensacionalismo, adaptou essa revelação e considerou essa visão como uma
nova revelação do Espírito Santo para a Igreja. Outros já afirmam que J. N.
Darby nunca foi influenciado pela revelação da jovem, sendo que ele mesmo a
considerava uma pessoa perturbada.
Seja como, certo é que ali surgia uma nova
doutrina. J. N. Darby acoplou esse novo ensino sobre o arrebatamento dentro de
seu método teológico dispensacionalista de esquematizar a Bíblia e se dedicou
bastante em ensiná-lo através de viagens, livros e artigos. Mas foi com C. I.
Scofield e a publicação da Bíblia de Referência Scofield em 1909 que vendeu
milhões de cópias, que o arrebatamento secreto se tornou mundialmente popular.
Embora discorde profundamente dessa teoria,
penso que esse não deva ser um motivo de divisão entre os cristãos.
Secretamente ou visivelmente, o importante é almejarmos incessantemente pelo
momento da volta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Laguna
20/03/2024 GMA
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