terça-feira, 23 de julho de 2024

Poder Para Testificar

 


Atos 2:1-6, 14, 36-42.Atos 1:8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”

 

Introdução: Depois da sua ressurreição, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos que logo receberia o batismo do Espírito Santo e seria revestido de poder, (Luc 24:49) para serem a sua testemunha desde Jerusalém até os confins da terra. Atos 1:8 – A Lição de hoje mostra como se cumpriu esta promessa, no dia de Pentecostes, dez dias depois da Sua Ascensão.

1-  A Vinda do Espírito Santo (vs;1-6) – Desde o tem po de Josué os judeus guardavam anualmente a festa de Pentecostes (Levítico 23: 15-22), na qual dois pães levedado eram apresentados em oferta ao Senhor, como primícias da ceifa; era símbolo profético da Igreja, composta de judeus, gentios e salvos pela fé em Cristo; e formando um só corpo espiritual, “primícias” da grande ceifa do reino de Deus (Tago1:18; Apocalipse 14:4).

2-  No cenáculo de Jerusalém, o Espírito encheu rapidamente todos os discípulos ali congregados e manifestou–se a todos por três sinais:

a) Um som “veio do céu um som, como de um vento impetuoso”; não foi realmente um vento, mas um som como de um vento. Em João 3:8, emprega o vento como símbolo da ação invisível, porém real e poderosa do “Espirito Santo” O (vento e espirito são a mesma palavra no grego “pneuma”)

b)  Línguas – “Línguas como de fogo”; não língua de fogo, e sim a aparência de línguas como de fogo e uma destas chamas pousou sobre cada um dos discípulos. Assim ficaram cheios do Espirito Santos, v4 sendo batizados Nele Atos 1:5;

c)   Idioma – todos sendo judeus da Galileia, passaram a falar em outras línguas, pelo menos quinze nações (v9-11), que foram compreendidas pela multidão que se congregou. Note que os discípulos não pediram sinal, mas todos receberam.

O batismo no Espírito Santo nunca se repetiu. Mas tarde se estendeu para abranger crente samaritanos (Atos 8), crentes gentios, (At 10 e 11) e uns discípulos de João Batista que se converteram ao Senhor (Atos 19:1-6). Em I Cor 12:13), lemos que todos os crentes foram incluídos no Batismo do Espirito Santo, por meio do  Foi a qual, embora vindos de diversas nações e classes, foram um só corpo, a Igreja de Cristo (Ef 1:13), 23, 3:6; 4:4; Romanos 12:5).

3-  A pregação de Pedro (vs 14,22-24,36 - proclamação do Evangelho de “Jesus o Nazareno”: a Sua maravilhosa vida, cheia de “milagres”, prodígios e sinais”; a Sua morte “por mãos de iníquos” e a Sua ressurreição, profetizada por Davi (Salmo 16:8-11) e testemunhada pelos discípulos tudo dando certeza ao povo de que Jesus é o Senhor e Messias,

A primeira Igreja (vs 37-42) – Agora vemos o poder do Espírito Santo nos discípulos, pois pelo testemunho deles foram salvas quase três mil almas. Convictos dos seus pecados em crucificaram o Messias, foram exortados por Pedro e os outros apóstolos ao arrependimento e ao batismo como discípulos de Jesus Cristo para serem perdoados e salvos, Assim receberam o “dom do Espirito Santo”.  Isto e, o Espirito mesmo. Os três mil aceitaram a Palavra e foram batizados. Não Lemos que os Apóstolos lhes impuseram as mãos para que recebessem o Espirito , nem que os novos convertidos falaram línguas. Porém perseveraram no ensino dos apóstolos, na comunhão dos irmãos, na Ceia do Senhor e nas orações. O batismo e a recepção na Igreja  e não foram o fim nem o auge de suas vidas como discípulos de Cristo; eles continuaram como membros ativos do corpo verdadeiramente “em comunhão” com Senhor e com Seu povo. Imitemo-los!

Bibliografia: EBD SC RJ

Laguna 23/07/2024

Gercino M. Araujo 

 

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Você Precisa conhecer a Deus

O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? E preciso cair um raio? Ser caridoso em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor? Não.

Aqui estão Quatro Princípios que irão explicar como você pode iniciar um relacionamento pessoal com Deus.

 PRIMEIRO PRINCÍPIO: Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida.

 O AMOR DE DEUS 

“1 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João3:16;

 O PLANO DE DEUS

 Cristo afirma: “…eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

”2 [Uma vida completa e com propósito] João 10:10;

Por que a maioria das pessoas não está experimentando essa “vida em abundância”? Porque…

 SEGUNDO PRINCÍPIO: O homem é pecador e está separado de Deus; por isso não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

 O HOMEM É PECADOR

“3 Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Romanos 3:23;

 O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado.

 O HOMEM ESTÁ SEPARADO

“Porque o salário do pecado é a morte.…

”4 [separação espiritual de Deus] Romanos 6:23;

 Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc…

 A Terceira Lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação…

 TERCEIRO PRINCÍPIO: Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador. Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida. ELE MORREU EM NOSSO LUGAR

 “5 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” Romanos 5:8;

 ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS

 “6 …Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos.” I Cor 15;3;

 ELE É O ÚNICO CAMINHO

 “7 Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” João 14:6;

 Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.

 QUARTO PRINCÍPIO: Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal. Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossa vida.

 PRECISAMOS RECEBER A CRISTO

 “8 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” João 1:12;

 RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ

 “9 Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9;

 10 Cristo afirma: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei…” Apocalipse 3:2

 Receber a Cristo implica arrependimento, significa deixar de confiar em nossa capacidade para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar nossos pecados. Apenas saber que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que morreu na cruz pelos nossos pecados, não é suficiente. É necessário receber a Cristo pela fé, por meio de uma decisão pessoal.

 1)         vida controlada pelo “EU”.

O “EU” no centro da vida. Cristo fora da vida. Interesses controlados pelo “EU

”, geralmente, causando discórdias e frustrações.

2)         A vida controlada por Cristo. CRISTO no centro da vida. O”EU” fora do centro. Interesses controlados por Cristo, resultando em harmonia com o plano de Deus.

 Laguna 19 /07/2024

Gercino Maximiano de Araujo