terça-feira, 23 de julho de 2024

Poder Para Testificar

 


Atos 2:1-6, 14, 36-42.Atos 1:8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra”

 

Introdução: Depois da sua ressurreição, o Senhor Jesus disse aos seus discípulos que logo receberia o batismo do Espírito Santo e seria revestido de poder, (Luc 24:49) para serem a sua testemunha desde Jerusalém até os confins da terra. Atos 1:8 – A Lição de hoje mostra como se cumpriu esta promessa, no dia de Pentecostes, dez dias depois da Sua Ascensão.

1-  A Vinda do Espírito Santo (vs;1-6) – Desde o tem po de Josué os judeus guardavam anualmente a festa de Pentecostes (Levítico 23: 15-22), na qual dois pães levedado eram apresentados em oferta ao Senhor, como primícias da ceifa; era símbolo profético da Igreja, composta de judeus, gentios e salvos pela fé em Cristo; e formando um só corpo espiritual, “primícias” da grande ceifa do reino de Deus (Tago1:18; Apocalipse 14:4).

2-  No cenáculo de Jerusalém, o Espírito encheu rapidamente todos os discípulos ali congregados e manifestou–se a todos por três sinais:

a) Um som “veio do céu um som, como de um vento impetuoso”; não foi realmente um vento, mas um som como de um vento. Em João 3:8, emprega o vento como símbolo da ação invisível, porém real e poderosa do “Espirito Santo” O (vento e espirito são a mesma palavra no grego “pneuma”)

b)  Línguas – “Línguas como de fogo”; não língua de fogo, e sim a aparência de línguas como de fogo e uma destas chamas pousou sobre cada um dos discípulos. Assim ficaram cheios do Espirito Santos, v4 sendo batizados Nele Atos 1:5;

c)   Idioma – todos sendo judeus da Galileia, passaram a falar em outras línguas, pelo menos quinze nações (v9-11), que foram compreendidas pela multidão que se congregou. Note que os discípulos não pediram sinal, mas todos receberam.

O batismo no Espírito Santo nunca se repetiu. Mas tarde se estendeu para abranger crente samaritanos (Atos 8), crentes gentios, (At 10 e 11) e uns discípulos de João Batista que se converteram ao Senhor (Atos 19:1-6). Em I Cor 12:13), lemos que todos os crentes foram incluídos no Batismo do Espirito Santo, por meio do  Foi a qual, embora vindos de diversas nações e classes, foram um só corpo, a Igreja de Cristo (Ef 1:13), 23, 3:6; 4:4; Romanos 12:5).

3-  A pregação de Pedro (vs 14,22-24,36 - proclamação do Evangelho de “Jesus o Nazareno”: a Sua maravilhosa vida, cheia de “milagres”, prodígios e sinais”; a Sua morte “por mãos de iníquos” e a Sua ressurreição, profetizada por Davi (Salmo 16:8-11) e testemunhada pelos discípulos tudo dando certeza ao povo de que Jesus é o Senhor e Messias,

A primeira Igreja (vs 37-42) – Agora vemos o poder do Espírito Santo nos discípulos, pois pelo testemunho deles foram salvas quase três mil almas. Convictos dos seus pecados em crucificaram o Messias, foram exortados por Pedro e os outros apóstolos ao arrependimento e ao batismo como discípulos de Jesus Cristo para serem perdoados e salvos, Assim receberam o “dom do Espirito Santo”.  Isto e, o Espirito mesmo. Os três mil aceitaram a Palavra e foram batizados. Não Lemos que os Apóstolos lhes impuseram as mãos para que recebessem o Espirito , nem que os novos convertidos falaram línguas. Porém perseveraram no ensino dos apóstolos, na comunhão dos irmãos, na Ceia do Senhor e nas orações. O batismo e a recepção na Igreja  e não foram o fim nem o auge de suas vidas como discípulos de Cristo; eles continuaram como membros ativos do corpo verdadeiramente “em comunhão” com Senhor e com Seu povo. Imitemo-los!

Bibliografia: EBD SC RJ

Laguna 23/07/2024

Gercino M. Araujo 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário