Comentário de A. R. Fausset
línguas – destes ascende a “profecia” (1Coríntios 13:2); então, para “fé”; depois, as boas e abnegadas ações: um clímax.
falasse as línguas – com a eloquência que era muito admirada em Corinto (por exemplo, Apolo, Atos 18:24; compare 1Coríntios 1:12; 1Coríntios 3:21-22), e com o domínio de várias línguas, que alguns em Corinto abusaram para fins de mera ostentação (1Coríntios 14:2, etc.).
dos anjos – superior aos homens e, portanto, deve-se supor, falando uma linguagem mais exaltada.
amor – a base dos ordinários e mais importantes dons do Espírito, em contraste com os dons extraordinários (1Coríntios 12:1-31).
metal que soa – som sem alma ou sentimento: tais são “línguas” sem amor.
sino – ou címbalo, dois tipos são identificados (Salmo 150:5), o alto ou o claro, e o de alta sonoridade: címbalos de mão e os de dedo, ou castanholas. O som é agudo e penetrante. [Jamieson; Fausset; Brown]
Comentário de A. R. Fausset
mistérios – (Romanos 11:25; Romanos 16:25). Os mistérios se referem aos profundos conselhos de Deus até então secretos, mas agora revelados a Seus santos.
fé…movesse os montes – (Mateus 17:20; Mateus 21:21). O poder prático da vontade elevado pela fé (Neander); confiança em Deus que o resultado milagroso certamente seguirá o exercício da vontade no secreto impulso de Seu Espírito. Sem “amor”, profecia, conhecimento e fé, não são o que parecem (compare 1Coríntios 8:1-2; Mateus 7:22; Tiago 2:14; compare com 1Coríntios 13:8), e assim falham da recompensa celestial (Mateus 6:22). Assim, Paulo, que ensina a justificação pela fé somente (Romanos 3:4-5; Gálatas 2:16; Gálatas 3:7-14), mostra concordar com Tiago, que ensina (Tiago 2:24) “pelas obras” (isto é, por AMOR, que é o “espírito” da fé, Tiago 2:26) que um homem é justificado, “e não somente pela fé”. [Jamieson; Fausset; Brown]
Comentário de A. R. Fausset
meus bens para alimentar aos pobres – uma das mais altas atitudes de “ajuda” (1Coríntios 12:28).
entregasse meu corpo para ser queimado – literalmente, “a tal ponto que eu deveria ser queimado”. Como os três jovens fizeram (Daniel 3:28), “renderam seus corpos” (compare 2Coríntios 12:15). Essas são as mais nobres exemplificações do amor em dar e em sofrer. No entanto, eles podem estar sem amor. Nesse caso, os “bens” e “corpo” são dados, mas não a alma, que é a esfera do amor. Sem a alma, Deus rejeita tudo o mais, e assim rejeita o homem, que é, portanto, “aproveitado” nada (Mateus 16:26; Lucas 9:23-25). Os homens lutarão pelo cristianismo e morrerão pelo cristianismo, mas não viverão em seu espírito, que é o amor. [Jamieson; Fausset; Brown]
Comentário de A. R. Fausset
se alegra com a verdade – Não se alegra com a perpetração de iniquidade (injustiça) por outros (compare Gênesis 9:22-23), mas se alegra quando a verdade se alegra; simpatiza com ela em seus triunfos (2João 1:4). Veja o oposto (2Timóteo 3:8): “Opõem à verdade”. Assim, “a verdade” e “injustiça” são contrastadas (Romanos 2:8). “A verdade” é a verdade do Evangelho, o aliado inseparável do amor (Efésios 4:15; 2João 1:12). A falsa caridade que compromete “a verdade”, encobrindo a “iniquidade” ou a injustiça, é assim implicitamente condenada (Provérbios 17:15). [Jamieson; Fausset; Brown]
em parte – parcialmente e imperfeitamente. Compare um contraste similar ao “homem perfeito”, “a medida da estatura da plenitude de Cristo” (Efésios 4:11-13).
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