domingo, 8 de dezembro de 2024

Superioridade do amor sobre todos os dons


1 Ainda que eu falasse as línguas dos seres humanos e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que retine.

Comentário de A. R. Fausset

línguas – destes ascende a “profecia” (); então, para “fé”; depois, as boas e abnegadas ações: um clímax.

falasse as línguas – com a eloquência que era muito admirada em Corinto (por exemplo, Apolo, ; compare ), e com o domínio de várias línguas, que alguns em Corinto abusaram para fins de mera ostentação (, etc.).

dos anjos – superior aos homens e, portanto, deve-se supor, falando uma linguagem mais exaltada.

amor – a base dos ordinários e mais importantes dons do Espírito, em contraste com os dons extraordinários ().

metal que soa – som sem alma ou sentimento: tais são “línguas” sem amor.

sino – ou címbalo, dois tipos são identificados (), o alto ou o claro, e o de alta sonoridade: címbalos de mão e os de dedo, ou castanholas. O som é agudo e penetrante. [Jamieson; Fausset; Brown]

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e soubesse todos os mistérios, e todo o conhecimento; e ainda que tivesse toda a fé, de tal maneira que movesse os montes de lugar, e não tivesse amor, nada seria.

Comentário de A. R. Fausset

mistérios – (). Os mistérios se referem aos profundos conselhos de Deus até então secretos, mas agora revelados a Seus santos.

movesse os montes – (). O poder prático da vontade elevado pela fé (Neander); confiança em Deus que o resultado milagroso certamente seguirá o exercício da vontade no secreto impulso de Seu Espírito. Sem “amor”, profecia, conhecimento e fé, não são o que parecem (compare ; compare com ), e assim falham da recompensa celestial (). Assim, Paulo, que ensina a justificação pela fé somente (), mostra concordar com Tiago, que ensina (“pelas obras” (isto é, por AMOR, que é o “espírito” da fé, ) que um homem é justificado, “e não somente pela fé”. [Jamieson; Fausset; Brown]

3 E ainda que eu distribuísse todos os meus bens para alimentar aos pobres, e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada me aproveitaria.

Comentário de A. R. Fausset

meus bens para alimentar aos pobres – uma das mais altas atitudes de “ajuda” ().

entregasse meu corpo para ser queimado – literalmente, “a tal ponto que eu deveria ser queimado”. Como os três jovens fizeram (), “renderam seus corpos” (compare ). Essas são as mais nobres exemplificações do amor em dar e em sofrer. No entanto, eles podem estar sem amor. Nesse caso, os “bens” e “corpo” são dados, mas não a alma, que é a esfera do amor. Sem a alma, Deus rejeita tudo o mais, e assim rejeita o homem, que é, portanto, “aproveitado” nada (). Os homens lutarão pelo cristianismo e morrerão pelo cristianismo, mas não viverão em seu espírito, que é o amor. [Jamieson; Fausset; Brown]

4 O amor é paciente, é bondoso; o amor não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não é arrogante.

5 O amor não trata mal; não busca os próprios interesses, não se ira, não é rancoroso.

6 Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Comentário de A. R. Fausset

se alegra com a verdade – Não se alegra com a perpetração de iniquidade (injustiça) por outros (compare ), mas se alegra quando a verdade se alegra; simpatiza com ela em seus triunfos (). Veja o oposto (): “Opõem à verdade”. Assim, “a verdade” e “injustiça” são contrastadas (). “A verdade” é a verdade do Evangelho, o aliado inseparável do amor (). A falsa caridade que compromete “a verdade”, encobrindo a “iniquidade” ou a injustiça, é assim implicitamente condenada (). [Jamieson; Fausset; Brown]

7 Tudo aguenta, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha. Porém as profecias serão aniquiladas; as línguas acabarão, e o conhecimento será aniquilado.

9 Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos;

em parte – parcialmente e imperfeitamente. Compare um contraste similar ao “homem perfeito”“a medida da estatura da plenitude de Cristo” ().

10 Mas quando vier o que é completo, Ou: perfeito então o que é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; mas quando me tornei homem, aniquilei as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei assim como sou conhecido.

13 E agora continuam a fé, a esperança, e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

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