Eu tenho procurado um entendimento mais claro sobre o que lemos nas Escrituras, acerca dos idosos; analisando os versículos seguinte, foram raríssimos; um tratamento honroso recebido ao longo dos meus 87 anos; portanto a humanidade produtiva: não foram ensinados ou não tem interesse no assunto. “Faltam-lhes sensibilidade” ou não leem a Bíblia.
Numa pesquisa recente, feita em um Hospital que cuida só de idosos; O resultado foi de assustar; 95% dos filhos não cuidam dos pais na sua velhice; somente 5% “parabéns”
Provérbios 16:31 - Coroa de honra são as cãs, achando-se elas no caminho da justiça.
As cãs ou cabelos grisalhos são símbolos de longa vida, de modo que o texto as considera coroa de honra, pois representam a recompensa de uma vida justa. O Salmo 55:23; comunica um pensamento oposto: “Homens sanguinário e fraudulentos, não chegarão à metade dos seus dias”.
Levítico 19:32 - Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Levantar-te-ás diante da cabeça – A equidade e a excelência desta lei devem atingir todas as pessoas que a ouvem e dar uma alta ideia da sabedoria e bondade do legislador judeu. É, de fato, um dos ditames mais claros da natureza reverenciar nossos superiores em idade; e dificilmente encontramos nações civilizadas que não aplicaram esse ditado. Entre os egípcios, foi ordenado que seus rapazes, quando conhecessem um ancião, se afastassem para dar-lhe o caminho e se levantasse à sua aproximação. Os Lacedemônias ordenaram que os idosos fossem honrados como pais: e Platão observa com finura (para um filósofo pagão), que os jovens deveriam se gloriar primeiro em obedecer às leis; pois isso é o mesmo que obedecer a Deus: e depois, em reverenciar seus superiores em idade; especialmente aqueles que passaram seus dias com honra: e, portanto, Juvenal observa com excelência que, nas épocas mais incorruptas, era encarado como um crime portentoso para os jovens não reverenciarem os idosos. Thomas Coke
Isaías 46:4 - E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei.
Ao contrário dos ídolos que precisam ser carregados, o Deus verdadeiro carregará o seu povo até a(...) velhice deles. James Stewart; expressa a questão de forma concisa:
“Desde os tempos de Isaias, os homens sabem fazer distinção crítica entre a verdadeira e a falsa religião; enquanto a última é um peso morto a ser carregado pela a alma, a primeira consiste num poder vivo que à carrega”.
Jó 12:12 - Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, Entendimento. No capítulo 12 do livro de Jó, Deus pergunta a Jó: “Você pode ser como Deus, sábio e prudente?”. Mais tarde no capítulo 12, versículo 12, Deus diz: “O homem sábio vê o mal e oculta-se; os incautos sigam adiante e sofrem as consequências”. Esta passagem é usada para mostrar as vantagens de ser prudente e praticar a sabedoria.
Tendo em vista as palavras de Deus, aqueles que são sábios procuram evitar o mal e ficam longe dele. Eles são prudentes e estão cientes de seus passos. Eles não são tolos ou incautos. Eles conhecem o mal e, em vez de correr o risco desnecessário de envolvimento, eles se escondem.
No entanto, aqueles que não são sábios ou prudentes não percebem o perigo e acabam se envolvendo em situações indesejáveis. Eles não veem o mal e não conseguem ver os perigos. Eles não exercem sua sabedoria para evitar o mal e acabam se arrependendo de suas escolhas e sofrendo as consequências.
Salmos 92:14 - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, é um versículo que faz parte do Salmo 92. É um dos cinco salmos que foram escritos por Moisés (Salmos 90-94). O salmo foi escrito para celebrar a grandeza do Senhor e a bondade das bênçãos que Ele traz à vida de Seus fiéis servos. O Salmo 92:14 diz: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano.” Este versículo é usado para ensinar sobre o crescimento e a estabilidade que o Senhor concede aos que o buscam.
O Salmo 92:14 se refere a um retrato bíblico de perseverança, estabilidade e crescimento. O cedro do Líbano, que é mencionado neste versículo, foi criado como um símbolo de estabilidade, força e resistência. O crescimento desta árvore ao longo dos séculos pode ser visto como um exemplo para aqueles que buscam a força e a resistência do Senhor.
Salmos 71:9 - Não me rejeites no tempo da velhice; não me desampares, quando se for acabando a minha força.
Este Salmo é um dos cânticos mais conhecidos e inspiradores de toda a Bíblia. É um dos trechos mais citados no culto cristão e foi escrito pelo rei Davi. O Salmo é uma oração de confiança e esperança em Deus. O versículo diz: “A minha boca publicará o teu louvor, e cada dia a tua salvação”. Todos nós, às vezes, nos sentimos desamparados e desanimados. É quando nós voltamos ao Senhor que encontramos esperança, coragem e consolo. É por isso que Davi ora por sua salvação no Salmo 71:9. Ele clama a Deus para que sua boca possa louvar e reconhecer sua salvação
Jó 5:26 - Na velhice virás à sepultura, como se recolhe o feixe de trigo a seu tempo.
Elifaz afirma que o homem, por meio da submissão à disciplina do Todo-Poderoso, pode experimentar livramento, de fome guerra, difamação, contendas, perigos, seca, animais selvagens, e perdas das colheitas. Os que confiam em Deus desfrutam de paz no lar, de segurança, fecundidade e longevidade
Gênesis 25:8 - E Abraão expirou e morreu em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo. Albert e Ismael, – em cooperação fraternal. Ismael era o filho mais velho, morava na presença de todos os seus irmãos e tinha uma bênção especial. Os filhos de Quetura estavam muito longe no Oriente, muito jovens, e não tinham nenhuma bênção em particular. Ismael está, portanto, adequadamente associado a Isaque no pagamento dos últimos ofícios ao pai falecido. O cemitério já havia sido preparado antes. Sua compra aqui é ensaiada com grande precisão como testemunho do fato. Este cemitério é um penhor da posse prometida.
Provérbios 23:22 - Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. Comentário Whedon
não desprezes a tua mãe – Um preceito negativo por um preceito positivo – paga a tua mãe idosa toda a devida deferência e respeito.
quando ela envelhecer. Não permita que as enfermidades da idade diminuam sua estima por ela. [Whedon, aguardando revisão]
Provérbios 17:6 Conceitos do Versículo
Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos rezes a tua mãe – Um preceito negativo por um preceito positivo – paga a tua mãe idosa toda a devida deferência e respeito. Quando ela envelhecer. Não permita que as enfermidades da idade diminuam sua estima por ela. [Whedon, aguardando revisão]
Salmos 91:16 - Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação. O Salmo 91 é um dos Salmos mais queridos e frequentemente citados na Bíblia, muitas vezes referido como o "Salmo da Proteção". Seus versículos são ricos em promessas de segurança e libertação de Deus para aqueles que confiam Nele. Os versículos 15 e 16, os versículos finais deste Salmo, fornecem um poderoso resumo da garantia de Deus para Seus seguidores fiéis.
1 Crônicas 29:28 - E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomão, seu filho, reinou em seu lugar. 1 Crônicas 29:28. Cheio de dias – Totalmente satisfeito com os dias que Deus lhe dera, tendo tido a felicidade de ver seu amado filho Salomão assentado em seu trono. Riquezas e honra – Ele tinha o suficiente deste mundo, e das riquezas e honra dele; e ele sabia quando tinha o suficiente. Ele estava satisfeito e muito disposto a ir para um lugar melhor.
Jó 32:7 - Dizia eu: Falem os dias, e a multidão dos anos ensine a sabedoria.
O capítulo 32 do Livro de Jó possui uma passagem específica, versículo 7, que diz: “Era temor; os meus olhos, e eu me calava”. Esta passagem pode ser interpretada de várias maneiras, mas de forma geral, ela se refere ao medo da presença de Deus. Nesta passagem, Jó expressa o seu medo de Deus e a sua submissão diante de sua presença. Ele não se atreve a dizer nada, pois está ciente da grandeza de Deus. É profundamente consciente de que não pode compreender ou explicar plenamente o plano de Deus, ou o seu propósito.
Salmos 90:10 - A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
O Salmo 90:10 diz: "O nosso fim está próximo, e a nossa vida é como uma sombra". Este salmo nos lembra que o Senhor é o nosso Deus, e que somos limitados em comparação com Ele, que é eterno, imutável e todo-poderoso2. Reconhecer a vulnerabilidade da vida humana, cuja duração média é de setenta a oitenta anos, segundo Salmo 90:10, nos leva a buscar certeza em Deus, que é imutável e sempre presente.
Salmos 90:12 - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. Essa passagem bíblica é uma oração de Moisés que nos convida a refletir sobre a brevidade da vida e a importância de viver cada dia de forma consciente e significativa. Em um mundo acelerado e cheio de distrações, é fácil se perder no frenesi diário e esquecer a importância de valorizar cada momento.
1 Reis 3:14 - E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias. No Livro de I Reis, capítulo 3, versículo 14, encontramos as palavras impactantes do Senhor para o rei Salomão: “Se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias.” Neste trecho, há uma promessa divina de longevidade e prosperidade para aqueles que seguem fielmente os preceitos do Senhor.
Deuteronômio 32:7 - Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações; pergunta a teu pai, e ele te informará, aos teus anciãos, e eles too dirão.
Deuteronômio 32:7 é um dos versículos mais importantes na Bíblia e é muitas vezes citado para explicar a relação entre Deus e seu povo. No contexto, Deus está falando diretamente ao seu povo e declarando que ele é aquele que os protege e os ama, de modo que eles devem confiar nele.
O texto diz: “Recordem das obras do Senhor, suas maravilhas, e os seus sinais milagrosos”. Aqui, Deus está pedindo que o povo se lembre de todas as boas coisas que ele tem feito por eles. Ele deseja que eles se recordem de seus milagres e de suas obras maravilhosas, como aquelas descritas nas Escritura
Tito 2:3-5 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. 3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, 5 a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada
Tito 2:2-3 - Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade, e na paciência; as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; No capítulo 2 versículo 3 do livro de Tito encontramos a seguinte passagem: “Mostre aos anciãos que são dignos de honra, que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sadios na fé, na caridade, na paciência”. Essa passagem fornece instruções específicas para os anciãos da igreja, que geralmente são os mais velhos e esclarecidos membros das congregações.
Primeiramente, é importante que os anciãos sejam honrados pelos outros membros da congregação, e sejam vistos como dignos de respeito e de ser ouvidos. Ao encorajar seus membros a honrarem os anciãos, Paulo está incentivando o respeito pelo conhecimento e pelas experiências acumuladas ao longo dos anos.
1 Timóteo 5:1-2 - NÃO repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais, aos mancebos como a irmãos. Às mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.
1 Timóteo, capítulo 5, versículo 2 diz: “Honra a todos os homens; ama a fraternidade; teme a Deus; honra o rei.” Este versículo ensina uma lição importante sobre como tratar nossos semelhantes, encorajando-nos a ter amor fraternal, respeito pelos homens, medo de Deus e honra ao Rei. Esta passagem nos recorda que devemos honrar a Deus acima de todas as outras coisas, porque Ele é quem nos deu tudo o que temos. Isso nos lembra também que devemos tratar os demais com respeito, mesmo aqueles que não são membros da igreja.
Devemos honrar todos os homens. O termo “honra” aqui significa que devemos mostrar a nossos semelhantes o mesmo respeito que damos a Deus. Isso significa tratá-los com gentileza, cortesia e gentileza. Isso nos lembra que temos que nos esforçar para tratar os outros da maneira que Jesus tratou a todos com o qual se relacionou
Salmos 71:18 - Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.
O Salmo 71 é um salmo que foi escrito para exaltar o Senhor e o seu grande amor e misericórdia. No versículo 18, o salmista faz uma súplica a Deus para que o proteja e mantenha-o seguro: “Para que me salves das calúnias dos ímpios, e das línguas mentirosas”.
Esta passagem mostra a confiança que o salmista tinha no Senhor para livrá-lo de seus inimigos. Ele sabia que Deus era capaz de fazer a justiça e protegê-lo dos que tentavam difamá-lo. O salmista confiava que Deus estaria sempre com ele e que sua presença seria suficiente para livrá-lo de qualquer problema
Josué 14:10 - E, agora, eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos.
Pois bem: eis que o Senhor me conservou a vida, como prometeu. Quarenta e cinco anos são passados desde que o Senhor assim falou a Moisés, durante a marcha de Israel pelo deserto; tenho hoje oitenta e cinco anos,
Quarenta e cinco anos – A palavra de Deus a Moisés foi dita após o retorno dos espias no outono do segundo ano após o Êxodo Números 13:25; posteriormente, 38 anos se passaram antes que o povo atingisse o Jordão Números 20: 1 ; depois da passagem do Jordão, mais sete anos se passaram, quando Caleb reivindicou Hebron, antes da divisão da terra entre as nove tribos e meia. Esses sete anos correspondem ao “longo tempo” Josué 11:18, durante o qual Josué estava em guerra com os cananeus. Eles estão na sequela deste versículo acrescentado por Caleb aos anos de peregrinação, pois durante eles o povo não tinha moradas estabelecidas.
Deuteronômio 34:7 - Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu ele o seu vigor.
O capítulo 34 do livro de Deuteronômio no Antigo Testamento é o último capítulo da narrativa Israelita da Bíblia, servindo como o encerramento da lei de Moisés. O versículo 7 do capítulo 34 diz: “Moisés, servo do Senhor, morreu, conforme a palavra do Senhor”.
Esta passagem é uma referência ao último evento na vida de Moisés, que foi a ordem de Deus para que ele subisse ao monte Nebo e olhasse para a Terra Prometida. Após ver a terra, Deus ordenou a Moisés que morresse lá. Em obediência à palavra de Deus, Moisés obedeceria e morreu no Monte Nebo.
Gênesis 15:15 - E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
O Capítulo 15 do Gênesis do Antigo Testamento contém uma promessa especial de Deus a Abraão. Neste versículo, Deus faz uma promessa a Abraão de que sua descendência será numerosa como as estrelas do céu. O versículo 15 diz: “Eis que te hei de dar a ti e à tua descendência depois de ti, a terra em que tu agora estás peregrino, toda a terra de Canaã, para a possuírem perpetuamente, e ser-lhes-ei Deus” (Gn 15:18).
Deus promete a Abraão que a sua descendência não será limitada apenas à terra de Canaã, mas será tão numerosa quanto as estrelas. A promessa de Deus é para todos os seus descendentes, aqueles que acreditem nele e sigam seus ensinamentos. É por isso que os judeus e cristãos consideram esta passagem como uma das mais importantes do Gênesis. Esta promessa é um testemunho da fidelidade e da graça de Deus, que outorga a Abraão uma promessa incondicional, independentemente do que Abraão possa fazer para merecer tal promessa
Eclesiastes 9:10 - Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.
Eclesiastes 9:10 carrega uma mensagem poderosa sobre o trabalho e a vida prática. A palavra “fazer” no hebraico, ‘asah’, implica um esforço ativo e intencional. O autor, provavelmente Salomão, nos instrui a trabalhar diligentemente, usando todas as nossas forças para realizar as tarefas que estão diante de nós.
A expressão “conforme as tuas forças” ressalta a importância de colocar todo nosso empenho nas tarefas diárias, um conceito que reverbera em toda a Bíblia. Em Colossenses 3:23, vemos um eco deste versículo: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.” Essa abordagem nos ensina a viver com responsabilidade e diligência, pois nosso tempo aqui na Terra é limitado
Salmos 143:5 - Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.
Eu medito em todas as tuas obras … – Sobre o que fizeste; em tuas graciosas interposições no tempo da provação; sobre as manifestações do teu poder em meu nome e em nome do teu povo. Lembro-me de tudo isso, lembrando que você é um Deus imutável; que você ainda tem o mesmo poder; que você pode interpor agora como fez então; e que, como um Deus imutável, você o fará nas mesmas circunstâncias. Eu, portanto, venho a ti e oro para que interponhas em meu favor.
Jó 12:20 - Aos confiados tira a fala e toma o entendimento aos velhos.
Ele remove o discurso do fiel – Margem, “lábio dos fiéis”. “Ele tira o lábio”, isto é, ele tira o poder de dar conselhos seguros ou bons conselhos. Os “confiáveis” ou “fiéis” aqui se referem àqueles com idade e experiência, e em cujos conselhos os homens estão acostumados a confiar. O significado aqui é que suas antecipações mais sagazes são decepcionadas, seus esquemas mais sábios são frustrados. Eles falham em seus cálculos do grosso dos eventos, e os arranjos da Providência são de tal ordem que não podiam prever o que aconteceria.
A compreensão dos idosos – A quem os jovens estavam acostumados a procurar com respeito e respeito. O significado aqui é que aqueles que estavam acostumados a dar conselhos sábios e sólidos, se deixados por Deus, dão conselhos vãos e tolos
Deuteronômio 5:16 - Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.
O livro de Deuteronômio é parte da Bíblia Hebraica e foi escrito por Moisés durante os últimos anos de sua vida, quando ele estava liderando o povo de Israel na terra prometida. Neste livro, Moisés ensina ao povo as leis e princípios que Deus lhes deu para viver em harmonia e obediência ao Senhor. O capítulo 5, versículo 16 ensina ao povo que eles devem honrar e obedecer a Deus acima de todas as outras coisas.
O versículo começa dizendo: “Honra ao Senhor, seu Deus, com todo o teu coração, e com toda a tua alma”. O versículo explica que o povo de Israel deve honrar a Deus com todo o seu ser e seguir todos os seus mandamentos. Isso significa que o povo deve servir a Deus acima de todas as outras coisas, mesmo aquelas que podem ser importantes para eles. Essa honra deve estar no mais profundo de seu coração, não apenas na superfície
Gercino Maximiano de Araujo