quarta-feira, 19 de março de 2025

Ascensão de Jesus

Atos 1:1-11 é um trecho muito significativo no Novo Testamento, que narra os momentos finais de Jesus na terra antes de sua ascensão ao céu. Aqui está um breve comentário sobre o texto:

Contexto Geral: Lucas, o autor de Atos, resume "tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar" até sua ascensão, enfatizando que a obra de Jesus continua através do Espírito Santo e da igreja.

Promessa do Espírito Santo (versículos 4-5): Jesus instrui os discípulos a permanecerem em Jerusalém, pois eles seriam batizados com o Espírito Santo. Esta promessa é o início da capacitação dos discípulos para sua missão  

 Missão dos Discípulos (versículo 8): Este é o versículo-chave de Atos. Jesus declara: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra." Este versículo estabelece o modelo geográfico e missiológico para o livro de Atos.

A ascensão (versículos 9-11): Jesus é levado ao céu, e os discípulos, perplexos, olham para cima. Dois anjos aparecem e os lembram de que Jesus voltará da mesma forma que foi levado. Este evento destaca a promessa do retorno de Cristo e a urgência de sua missão.

Este trecho nos mostra a transição do ministério terreno de Jesus para a obra do Espírito Santo por meio dos apóstolos, enfatizando o papel da igreja na proclamação do evangelho.

Gercino M. Araujo


Nenhum comentário:

Postar um comentário