sábado, 26 de julho de 2025

No plano Divino de Deus nos Céus (O Pai, Filho e o Espírito Santo)

Gostaria de apresentar os processos e as palavras, mais usadas para nos esclarecer as ações que envolvem a salvação e a transformação do pecador perdido em filho de Deus.

A Salvação envolve algumas ações, tanto do homem quanto de Deus, O Pai, O filho e O Espírito Santo

 1-Eleição; A obra (uma família de Deus, um povo de Deus e não um indivíduo; Efésio 1:4;) ler 1:3-5; Romanos 9:23-26;

A eleição, segundo essas passagens, é uma obra divina que visa formar uma família espiritual, um povo santo, redimido por Cristo. A tensão entre eleição individual e corporativa continua sendo debatida, mas o centro da mensagem é claro: Deus age com propósito, amor e soberania para reunir um povo para si.

 2-Predestinação; (um povo para Ele, não indivíduos, para louvor da sua glória) Efésios 1:5,11-12; Romanos 8:29;

A doutrina da predestinação é um tema profundo e muitas vezes debatido entre cristãos, especialmente quando se trata de entender se Deus predestinou indivíduos ou um povo coletivo para a salvação.

 Esses versículos destacam que a predestinação tem como objetivo a adoção como filhos e a glorificação de Deus.

Muitos estudiosos entendem que Paulo está falando de um povo coletivo — a Igreja — que Deus escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Outras (como o calvinismo) veem a predestinação como individual e incondicional, baseada apenas na vontade soberana de Deus

3-Adoção; (Propósito inicial, plano e intenção Divina) Ef 1:5; Romanos 8:23; Gálatas 4:5;

 Efésios 1:5 — O Propósito Inicial “Nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.” Predestinação à adoção: Deus, desde antes da fundação do mundo, planejou nos tornar Seus filhos. Por meio de Cristo: A adoção acontece exclusivamente através da obra redentora de Jesus.

Segundo Sua vontade: Não é por mérito humano, mas por Sua graça e prazer soberano. Romanos 8:23 — A Esperança da Redenção Final “...aguardamos ansiosamente a nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.”

 Adoção já e ainda não: Somos adotados espiritualmente agora, mas aguardamos a plenitude dessa adoção na ressurreição.

 Redenção do corpo: A adoção inclui a restauração completa do ser humano — espírito, alma e corpo.

Esperança futura: Adoção é também uma promessa escatológica, ligada à glorificação final.

 

Gálatas 4:5 — A Libertação e a Filiação

“...para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”

Resgate da escravidão: Cristo nos libertou da lei e do pecado.

Recebemos a adoção: Não apenas fomos perdoados, mas elevados à posição de filhos legítimos.

Nova identidade: Adoção nos dá acesso à herança e intimidade com o Pai.

Resumo Teológico: A adoção é parte do plano eterno de Deus: Iniciada na eternidade (Ef 1:5) Realizada na cruz (Gl 4: Consumada na glorificação (Rm 8:23) Ela revela o coração do Pai: não apenas salvar, mas acolher, transformar e herdar.

 A obra através da Encarnação Vida, Crucificação, Morte e Ressurreição de Cristo

4-Propiação; (Favorecimento, Ato de Misericórdia); Rom 3:24-25; 1 João 2:2,4 e 10;

A doutrina da propiciação é uma das mais profundas expressões do amor e da justiça de Deus reveladas na obra redentora de Cristo.

 

O que é Propiciação?

Propiciação significa o ato de aplacar a ira justa de Deus contra o pecado, oferecendo um sacrifício que restaura a comunhão entre Deus e a humanidade. Esse sacrifício é a morte de Jesus na cruz. Romanos 3:24-25 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue...” Aqui, Paulo afirma que Deus ofereceu Jesus como propiciação, ou seja, como o sacrifício que satisfaz a justiça divina. Isso não é algo que o ser humano conquista, mas um ato de misericórdia de Deus. 1 João 2:2 e 4:10 “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” — 1 João 4:10 João destaca que a propiciação é a maior prova do amor de Deus. Cristo não apenas remove a culpa do pecado, mas também restaura a paz entre Deus e o ser humano.

Aplicação Espiritual Favorecimento: Deus nos favorece não por mérito, mas por meio da graça.

Ato de Misericórdia: A cruz é o lugar onde a justiça e o amor de Deus se encontram.

Universalidade: A oferta de Cristo é suficiente para todos, embora eficaz apenas para os que creem

 5-Substituição; não está assim na Bíblia, mas sim o seu significado. 2 Cor 5:21; 1 Pedro 2:24; Heb 9:28

A palavra “substituição” não aparece literalmente nesses versículos, mas o conceito está profundamente presente neles. Vamos dar uma olhada no significado teológico por trás dessas passagens:

 2 Coríntios 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”

 Ideia central: Jesus, que era sem pecado, assumiu a penalidade do pecado em nosso lugar.

Substituição implícita: Ele tomou o nosso lugar, recebendo o castigo que era nosso, para que pudéssemos receber a justiça que era dEle.

 1 Pedro 2:24

“Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas  fomos curados.”

 Ideia central: Cristo carregou os nossos pecados — não os dEle — em seu corpo.

Substituição implícita: Ele sofreu em nosso lugar, para que pudéssemos ser curados e viver em justiça.

 Hebreus 9:28 “Assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma só vez, para tirar os pecados de muitos...” Esses textos formam a base da doutrina da substituição penal, que afirma que Jesus tomou sobre si a penalidade que era devida a nós, para que pudéssemos ser reconciliados com Deus. É um dos pilares da teologia cristã sobre a salvação

6-Expiação; Reconciliação através de intermediação e substituição (ação vicária) que foi realizada por Cristo, obra de modo perfeito e completa. Lev 1:4; o sacrificado identificado com o ofertante, Hb 2:9; um tema profundo e central da fé cristã: a expiação vicária de Cristo, que une os conceitos de substituição, reconciliação e sacrifício perfeito. Vamos explorar isso com base nos textos que você mencionou:

Levítico 1:4 – A Identificação do Sacrifício com o Ofertante

“Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.” Esse gesto simbolizava transferência de culpa e identificação: o animal representava o ofertante.

O sacrifício era substitutivo — o inocente morria no lugar do pecador.

Aponta profeticamente para Cristo como o Cordeiro de Deus, que toma sobre si o pecado do mundo (João 1:29).

 Hebreus 2:9 – Cristo Sofrendo a Morte por Todos

“Vemos, porém, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, por causa da paixão da morte, coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Aqui vemos a ação vicária de Cristo: Ele sofreu a morte em nosso lugar. A expressão “provasse a morte por todos” reforça a ideia de substituição penal — Ele assumiu a penalidade que era nossa. A obra é descrita como completa e perfeita, pois não há necessidade de repetição (Hb 10:10-14).

 Reconciliação e Expiação A expiação é o meio pelo qual Deus remove o pecado e restaura a comunhão com o ser humano.

 

A reconciliação é o resultado: o relacionamento entre Deus e o homem é restaurado (2 Coríntios 5:18-21).

 

Tudo isso é possível por meio da mediação de Cristo, o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).

 

7.-Remissão; (oferta do perdão da dívida, impossível de ser paga pelo devedor, mas sendo paga e a cédula da dívida cancelada para sempre, um resgate efetuado por uma Segunda pessoa chamado Remidor), Ef 1:7;

Efésios 1:7 é uma das declarações mais poderosas sobre a graça e o perdão divino:

 

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça.”

 

Esse versículo revela que:

Redenção significa libertação ou resgate — como uma dívida impagável que é quitada por um terceiro, o Remidor.

 

Remissão dos pecados é o cancelamento completo da culpa, não por mérito humano, mas pelo sacrifício de Cristo.

 

O sangue de Jesus é o preço pago — Ele assumiu a dívida que não podíamos pagar.

 

Riquezas da graça indicam que esse perdão é abundante, imerecido e oferecido com generosidade divina.

 

A imagem é de um tribunal onde o réu é culpado, mas alguém entra e paga a pena em seu lugar — e o juiz não apenas aceita o pagamento, mas rasga a acusação para sempre. Isso é remissão

 

8-Redenção; (Inicial , João 3:16; já efetuado na Cruz Ef 1:7,14: 4:30; Col 1:14;

Redenção é um dos pilares centrais da fé cristã, e os versículos mencionado traçam um panorama profundo sobre esse tema. Vamos destrinchar juntos:

 

 Redenção Inicial – João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

Este versículo revela o amor incondicional de Deus como a origem da redenção.

 

A entrega de Jesus é o ato inicial que torna possível a salvação.

 

A redenção começa com a fé: crer em Jesus é o primeiro passo para ser redimido.

 

2. Redenção Efetuada na Cruz – Efésios 1:7, 14; 4:30

Efésios 1:7: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”

 

A redenção é concretizada pelo sangue de Cristo.

 

Não é apenas promessa, mas realidade presente para os que creem.

 

Efésios 1:14: “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

 

O Espírito Santo é o selo que garante a redenção futura.

 

Há uma dimensão escatológica: redenção plena no retorno de Cristo.

 

Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

 

A redenção tem um tempo final: o dia em que tudo será restaurado.

 

O Espírito Santo é o garantidor dessa promessa.

 

3. Redenção Aplicada – Colossenses 1:14

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”

Aqui, a redenção é ligada diretamente ao perdão.

É uma experiência pessoal: cada crente é redimido e perdoado.

A cruz não foi apenas um evento histórico, mas um ato transformador para cada vida

 

Obs. Filipenses 3:12-15; o caminho da perdição, prosseguindo para o alvo em Cristo esquecendo de certas coisas, avançando em sentimentos de certeza de fé, andando de acordo com o que já temos alcançado, Rom 12:3.

 

No coração, Alma e Mente do Pecador Perdido (Obra do Espírito Santo & Decisão Pessoal).

 

9- Pregação/convocação (Pela palavra de Deus) Marcos 16:15, I Cor 1:24; Rom 8:29; 10:19; edenção é um dos pilares centrais da fé cristã, e os versículos que você mencionou traçam um panorama profundo sobre esse tema. Vamos destrinchar juntos:

 

1. Redenção Inicial – João 3:16

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

Este versículo revela o amor incondicional de Deus como a origem da redenção.

 

A entrega de Jesus é o ato inicial que torna possível a salvação.

 

A redenção começa com a fé: crer em Jesus é o primeiro passo para ser redimido.

 

2. Redenção Efetuada na Cruz – Efésios 1:7, 14; 4:30

Efésios 1:7: “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”

A redenção é concretizada pelo sangue de Cristo.

Não é apenas promessa, mas realidade presente para os que creem.

Efésios 1:14: “O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

O Espírito Santo é o selo que garante a redenção futura.

Há uma dimensão escatológica: redenção plena no retorno de Cristo.

Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”

A redenção tem um tempo final: o dia em que tudo será restaurado.

O Espírito Santo é o garantidor dessa promessa.

 

3. Redenção Aplicada – Colossenses 1:14

“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.”

Aqui, a redenção é ligada diretamente ao perdão.

É uma experiência pessoal: cada crente é redimido e perdoado.

A cruz não foi apenas um evento histórico, mas um ato transformador para cada vida.

 

9- Pregação/convocação (Pela palavra de Deus) Marcos 16:15, I Cor 1:24; Rom 8:29; 10:19;

Pregação e Convocação pela Palavra de Deus é o chamado divino para anunciar o Evangelho e reunir os escolhidos. Os versículos que você citou revelam diferentes dimensões desse chamado. Vamos explorá-los juntos:

 

Marcos 16:15 – A Grande Comissão

“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.”

Jesus comissiona todos os discípulos a levar as Boas Novas.

É um chamado universal e urgente: ninguém está excluído.

A pregação é o meio pelo qual o Reino de Deus se expande.

 

1 Coríntios 1:24 – O Poder da Mensagem

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.”

A pregação alcança os chamados, revelando Cristo como poder e sabedoria.

A convocação não é apenas intelectual, mas espiritual e transformadora.

A Palavra discernida pelo Espírito revela o verdadeiro Cristo.

 

Romanos 8:29 – O Propósito Eterno

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”

A convocação está ligada à predestinação e conformidade com Cristo.

A pregação é o instrumento que desperta os predestinados.

O objetivo é formar uma família de filhos semelhantes a Jesus.

 

Romanos 10:19 – A Responsabilidade da Proclamação

“Mas digo: Porventura Israel não soube disso? Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo; com gente insensata vos provocarei à ira.”

A Palavra foi proclamada, mas nem todos ouviram ou aceitaram.

 

A convocação inclui advertência e confronto.

Deus usa até os que não eram povo para provocar arrependimento.

Esses versículos juntos mostram que a pregação é mais do que falar — é convocar os escolhidos, despertar os corações, e manifestar o poder de Deus

 

10-Regeneração (Inicial) Luc 3:4-6; “endireitai as suas veredas” João 3:5; Tito 3:4-5;

& Santificação (Inicial) Ação convencedora do Espirito Santo (preparação para a lavagem, a purificação através do sangue de Cristo derramado em nosso favor)

 

11-Conversão:

a) Arrependimento; você olha para você mesmo (Sou um pecador perdido)

b) Fé em Cristo; você olha para Cristo e sua obra redentora (e o poder de Deus)

c) Decisão pessoal; você age. Rom 10:9-10.

 

Na apresentação de Cristo (O Filho) ao Pai nos céus.

12- Justificação; Rom 5:1;3; 3:24; 8:1; Tito 3:7-9; (No mérito de Cristo) Efésios 2:8;

13-Reconciliação; (com Deus e os santos de todos os povos) Ef 2:13-19; 4:4-6;

14-Adoção; João 17:9,20-21; (agora completa; e legalizada) ver item 3 acima.

 

No pecador (agora salvo – justificado por Cristo) A obra do Espírito Santo

15-Regeneração; (completa) Tito 3:4-5; I Pedro 1: 3,23; (em Cristo e pela Palavra) Gálatas 2:20 (pela fé)

16-Unção; (uma vez por toda, para todo aquele que foi justificado) Atos 1:8; 2:4; I João 2:20,27;

17-Santificação (processo diário naqueles Separados, Consagrados, Dedicados a Deus) Hebreus 12:14;

Com um serviço santo e agradável a Deus I Pedro 2:5

Com um trabalho no mundo para Deus. I Pedro 2:9; Atos 1:8; Mateus 28:18-19;

 

Na apresentação futura nos Céus

18-Redenção; (Eterna e perfeita) Efésios 1:7,14; 4:30; Col 1:14; hebreus 9:12;

19-Glorificação; Rom 8:30; Filipenses 3:20-21.

Os Editores da revista da EBD São Carlos RJ

Transliterado: por Gercino Maximiano de Araujo

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