Gostaria de apresentar os processos e as palavras, mais usadas para nos esclarecer as ações que envolvem a salvação e a transformação do pecador perdido em filho de Deus.
A Salvação envolve algumas
ações, tanto do homem quanto de Deus, O Pai, O filho e O Espírito Santo
A eleição, segundo essas passagens, é uma
obra divina que visa formar uma família espiritual, um povo santo, redimido por
Cristo. A tensão entre eleição individual e corporativa continua sendo
debatida, mas o centro da mensagem é claro: Deus age com propósito, amor e
soberania para reunir um povo para si.
A doutrina da predestinação é um tema
profundo e muitas vezes debatido entre cristãos, especialmente quando se trata
de entender se Deus predestinou indivíduos ou um povo coletivo para a salvação.
Muitos estudiosos entendem que Paulo está falando de um povo coletivo — a Igreja — que Deus escolheu em Cristo antes da fundação do mundo. Outras (como o calvinismo) veem a predestinação como individual e incondicional, baseada apenas na vontade soberana de Deus
3-Adoção; (Propósito inicial, plano e intenção Divina) Ef 1:5; Romanos 8:23; Gálatas 4:5;
Segundo Sua vontade: Não é por mérito humano, mas por Sua graça e prazer soberano. Romanos 8:23 — A Esperança da Redenção Final “...aguardamos ansiosamente a nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.”
Esperança futura: Adoção é também uma
promessa escatológica, ligada à glorificação final.
Gálatas 4:5 — A Libertação e a Filiação
“...para resgatar os que estavam sob a lei, a
fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”
Resgate da escravidão: Cristo nos libertou da
lei e do pecado.
Recebemos a adoção: Não apenas fomos
perdoados, mas elevados à posição de filhos legítimos.
Nova identidade: Adoção nos dá acesso à herança e intimidade com o Pai.
Resumo Teológico: A adoção é parte do plano eterno de Deus: Iniciada na eternidade (Ef 1:5) Realizada na cruz (Gl 4: Consumada na glorificação (Rm 8:23) Ela revela o coração do Pai: não apenas salvar, mas acolher, transformar e herdar.
4-Propiação; (Favorecimento, Ato
de Misericórdia); Rom 3:24-25; 1 João 2:2,4 e 10;
A doutrina da propiciação é uma das mais
profundas expressões do amor e da justiça de Deus reveladas na obra redentora
de Cristo.
O que é Propiciação?
Propiciação significa o ato de aplacar a ira justa de Deus contra o pecado, oferecendo um sacrifício que restaura a comunhão entre Deus e a humanidade. Esse sacrifício é a morte de Jesus na cruz. Romanos 3:24-25 “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue...” Aqui, Paulo afirma que Deus ofereceu Jesus como propiciação, ou seja, como o sacrifício que satisfaz a justiça divina. Isso não é algo que o ser humano conquista, mas um ato de misericórdia de Deus. 1 João 2:2 e 4:10 “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” — 1 João 4:10 João destaca que a propiciação é a maior prova do amor de Deus. Cristo não apenas remove a culpa do pecado, mas também restaura a paz entre Deus e o ser humano.
Aplicação Espiritual Favorecimento: Deus nos favorece não por mérito, mas por meio da graça.
Ato de Misericórdia: A cruz é o lugar onde a justiça e o amor de Deus se encontram.
Universalidade: A oferta de Cristo é suficiente para todos, embora eficaz apenas para os que creem
A palavra “substituição” não aparece
literalmente nesses versículos, mas o conceito está profundamente presente
neles. Vamos dar uma olhada no significado teológico por trás dessas passagens:
Substituição implícita: Ele tomou o nosso lugar, recebendo o castigo que era nosso, para que pudéssemos receber a justiça que era dEle.
“Ele mesmo levou os nossos pecados em seu
corpo sobre o madeiro, para que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a
justiça; por suas feridas fomos
curados.”
Substituição implícita: Ele sofreu em nosso lugar, para que pudéssemos ser curados e viver em justiça.
6-Expiação; Reconciliação através de intermediação e substituição (ação vicária) que foi realizada por Cristo, obra de modo perfeito e completa. Lev 1:4; o sacrificado identificado com o ofertante, Hb 2:9; um tema profundo e central da fé cristã: a expiação vicária de Cristo, que une os conceitos de substituição, reconciliação e sacrifício perfeito. Vamos explorar isso com base nos textos que você mencionou:
Levítico 1:4 – A Identificação do Sacrifício
com o Ofertante
“Porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.” Esse gesto simbolizava transferência de culpa e identificação: o animal representava o ofertante.
O sacrifício era substitutivo — o inocente morria no lugar do pecador.
Aponta profeticamente para Cristo como o Cordeiro de Deus, que toma sobre si o pecado do mundo (João 1:29).
“Vemos, porém, aquele que por um pouco foi feito menor do que os anjos, Jesus, por causa da paixão da morte, coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.” Aqui vemos a ação vicária de Cristo: Ele sofreu a morte em nosso lugar. A expressão “provasse a morte por todos” reforça a ideia de substituição penal — Ele assumiu a penalidade que era nossa. A obra é descrita como completa e perfeita, pois não há necessidade de repetição (Hb 10:10-14).
A reconciliação é o resultado: o
relacionamento entre Deus e o homem é restaurado (2 Coríntios 5:18-21).
Tudo isso é possível por meio da mediação de
Cristo, o único mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).
7.-Remissão; (oferta do perdão
da dívida, impossível de ser paga pelo devedor, mas sendo paga e a cédula da
dívida cancelada para sempre, um resgate efetuado por uma Segunda pessoa
chamado Remidor), Ef 1:7;
Efésios 1:7 é uma das declarações mais
poderosas sobre a graça e o perdão divino:
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça.”
Esse versículo revela que:
Redenção significa libertação ou resgate — como
uma dívida impagável que é quitada por um terceiro, o Remidor.
Remissão dos pecados é o cancelamento
completo da culpa, não por mérito humano, mas pelo sacrifício de Cristo.
O sangue de Jesus é o preço pago — Ele
assumiu a dívida que não podíamos pagar.
Riquezas da graça indicam que esse perdão é
abundante, imerecido e oferecido com generosidade divina.
A imagem é de um tribunal onde o réu é
culpado, mas alguém entra e paga a pena em seu lugar — e o juiz não apenas
aceita o pagamento, mas rasga a acusação para sempre. Isso é remissão
8-Redenção; (Inicial , João
3:16; já efetuado na Cruz Ef 1:7,14: 4:30; Col 1:14;
Redenção é um dos pilares centrais da fé
cristã, e os versículos mencionado traçam um panorama profundo sobre esse tema.
Vamos destrinchar juntos:
Redenção Inicial – João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que
deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna.”
Este versículo revela o amor incondicional de
Deus como a origem da redenção.
A entrega de Jesus é o ato inicial que torna
possível a salvação.
A redenção começa com a fé: crer em Jesus é o
primeiro passo para ser redimido.
2. Redenção Efetuada na Cruz – Efésios 1:7, 14;
4:30
Efésios 1:7: “Em quem temos a redenção pelo
seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”
A redenção é concretizada pelo sangue de
Cristo.
Não é apenas promessa, mas realidade presente
para os que creem.
Efésios 1:14: “O qual é o penhor da nossa
herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”
O Espírito Santo é o selo que garante a
redenção futura.
Há uma dimensão escatológica: redenção plena
no retorno de Cristo.
Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito
Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
A redenção tem um tempo final: o dia em que
tudo será restaurado.
O Espírito Santo é o garantidor dessa
promessa.
3. Redenção Aplicada – Colossenses 1:14
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
saber, a remissão dos pecados.”
Aqui, a redenção é ligada diretamente ao
perdão.
É uma experiência pessoal: cada crente é
redimido e perdoado.
A cruz não foi apenas um evento histórico,
mas um ato transformador para cada vida
Obs. Filipenses 3:12-15; o caminho
da perdição, prosseguindo para o alvo em Cristo esquecendo de certas coisas,
avançando em sentimentos de certeza de fé, andando de acordo com o que já temos
alcançado, Rom 12:3.
No coração, Alma e Mente do Pecador
Perdido (Obra do Espírito Santo & Decisão Pessoal).
9- Pregação/convocação (Pela palavra de
Deus) Marcos 16:15, I Cor 1:24; Rom 8:29; 10:19; edenção é um dos pilares centrais da
fé cristã, e os versículos que você mencionou traçam um panorama profundo sobre
esse tema. Vamos destrinchar juntos:
1. Redenção Inicial – João 3:16
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que
deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas
tenha a vida eterna.”
Este versículo revela o amor incondicional de
Deus como a origem da redenção.
A entrega de Jesus é o ato inicial que torna
possível a salvação.
A redenção começa com a fé: crer em Jesus é o
primeiro passo para ser redimido.
2. Redenção Efetuada na Cruz – Efésios 1:7, 14;
4:30
Efésios 1:7: “Em quem temos a redenção pelo
seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”
A redenção é concretizada pelo sangue de
Cristo.
Não é apenas promessa, mas realidade presente
para os que creem.
Efésios 1:14: “O qual é o penhor da nossa
herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”
O Espírito Santo é o selo que garante a
redenção futura.
Há uma dimensão escatológica: redenção plena
no retorno de Cristo.
Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito
Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
A redenção tem um tempo final: o dia em que
tudo será restaurado.
O Espírito Santo é o garantidor dessa
promessa.
3. Redenção Aplicada – Colossenses 1:14
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a
saber, a remissão dos pecados.”
Aqui, a redenção é ligada diretamente ao
perdão.
É uma experiência pessoal: cada crente é
redimido e perdoado.
A cruz não foi apenas um evento histórico,
mas um ato transformador para cada vida.
9- Pregação/convocação (Pela palavra de
Deus) Marcos 16:15, I Cor 1:24; Rom 8:29; 10:19;
Pregação e Convocação pela Palavra de Deus é
o chamado divino para anunciar o Evangelho e reunir os escolhidos. Os
versículos que você citou revelam diferentes dimensões desse chamado. Vamos
explorá-los juntos:
Marcos 16:15 – A Grande Comissão
“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a
toda criatura.”
Jesus comissiona todos os discípulos a levar
as Boas Novas.
É um chamado universal e urgente: ninguém
está excluído.
A pregação é o meio pelo qual o Reino de Deus
se expande.
1 Coríntios 1:24 – O Poder da Mensagem
“Mas para os que são chamados, tanto judeus
como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.”
A pregação alcança os chamados, revelando
Cristo como poder e sabedoria.
A convocação não é apenas intelectual, mas
espiritual e transformadora.
A Palavra discernida pelo Espírito revela o
verdadeiro Cristo.
Romanos 8:29 – O Propósito Eterno
“Porque os que dantes conheceu também os
predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho...”
A convocação está ligada à predestinação e
conformidade com Cristo.
A pregação é o instrumento que desperta os
predestinados.
O objetivo é formar uma família de filhos
semelhantes a Jesus.
Romanos 10:19 – A Responsabilidade da
Proclamação
“Mas digo: Porventura Israel não soube disso?
Primeiro diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo; com
gente insensata vos provocarei à ira.”
A Palavra foi proclamada, mas nem todos
ouviram ou aceitaram.
A convocação inclui advertência e
confronto.
Deus usa até os que não eram povo para
provocar arrependimento.
Esses versículos juntos mostram que a
pregação é mais do que falar — é convocar os escolhidos, despertar os corações,
e manifestar o poder de Deus
10-Regeneração (Inicial) Luc 3:4-6;
“endireitai as suas veredas” João 3:5; Tito 3:4-5;
& Santificação (Inicial) Ação
convencedora do Espirito Santo (preparação para a lavagem, a purificação através
do sangue de Cristo derramado em nosso favor)
11-Conversão:
a) Arrependimento; você olha para você mesmo
(Sou um pecador perdido)
b) Fé em Cristo; você olha para Cristo e sua
obra redentora (e o poder de Deus)
c) Decisão pessoal; você age. Rom 10:9-10.
Na apresentação de Cristo (O Filho) ao
Pai nos céus.
12- Justificação; Rom
5:1;3; 3:24; 8:1; Tito 3:7-9; (No mérito de Cristo) Efésios 2:8;
13-Reconciliação; (com Deus e os santos de
todos os povos) Ef 2:13-19; 4:4-6;
14-Adoção; João 17:9,20-21; (agora completa;
e legalizada) ver item 3 acima.
No pecador (agora salvo – justificado
por Cristo) A obra do Espírito Santo
15-Regeneração; (completa) Tito 3:4-5; I
Pedro 1: 3,23; (em Cristo e pela Palavra) Gálatas 2:20 (pela fé)
16-Unção; (uma vez por toda, para todo aquele
que foi justificado) Atos 1:8; 2:4; I João 2:20,27;
17-Santificação (processo diário naqueles
Separados, Consagrados, Dedicados a Deus) Hebreus 12:14;
Com um serviço santo e agradável a Deus I
Pedro 2:5
Com um trabalho no mundo para Deus. I Pedro
2:9; Atos 1:8; Mateus 28:18-19;
Na apresentação futura nos Céus
18-Redenção; (Eterna e perfeita) Efésios
1:7,14; 4:30; Col 1:14; hebreus 9:12;
19-Glorificação; Rom 8:30; Filipenses
3:20-21.
Os Editores da revista da EBD São Carlos RJ
Transliterado: por Gercino Maximiano
de Araujo
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