terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aprendendo a conquistar amigos

.


Mateus 9.9-13
V 9) E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. V 10) E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. V 11) E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? V 12) Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. V 13) Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Introdução.
Muitas vezes achamos que a solução certa para evitar as más influências, é tão simples, como evitar as pessoas que não são crentes, e que por isso mesmo, não servem para conviver conosco sob pena de sermos influenciados por elas. Mas ela começou a trabalhar, e logo percebeu que no trabalho o serviço era feito em equipe.
Trabalho em equipe: requer participação de todos em um só serviço, e nem todos professam a mesma fé em Cristo; é ai que começa o nosso testemunho pessoal. O jovem Carlos a ajudar ao jovem Tande na limpesa das mesas, pois era um restaurante e precisavam entrgar oserviço para a outra turma em condições igiênica satisfatória.
Tande: “Obrigado Carlos por sua ajuda”, preciso me apressar essa noite e estudar para um exame difícil de quimica amanhã. Os testes da professora Cristina são relmente complicados.
Carlos: Você também tem a professora Critina como professira de quimica? “Porque não estudamos juntos para este teste”? Tande e Carlos gastaram duas horas na biblioteca estudando para o teste. Carlos descobriu que tande nunca tinha estado dentro de uma igreja, e percebeu que eles tinham muita coisa em comum. “Talvez” Carlos pensou, Deus tem um bom motivo para Tande e eu sermos amigos.
Com o tempo, Carlos começou a fazer amizade com oa não-cristãos. Seu medo inicial de que os não-cristãos seriam uma ifluência negativa para ele despareceu rapidamente. Na realidade ele descobriu que muitos dos seus amigos não-cristãos tinham fome da palavra de Deus
A vocação de Mateus: ensina que Jesus chama a quem conhece (Rm 8.29,30) que a chamada de Jesus pode resultar em mudanças de emprego.; que um pessoa chamada por Jesus pode querer “fazer-lhe um grande banquete” (Lucas 4.29); que Mateus era um dos doentes que necessitava de médico.
“Misericórdia quero e não sacrifícios” O Senhor cita duas vezes Oséias 6.6; aquí com referência a ele comer com publicanos e pecadores (v 13) e em Mateus 12.7; quando os fariseus se queixaram que os discípulos violavam o sábado e comeram espigas. O que Deus, em Oséias, pede a seu povo não é sacrifícios e ofertas queimada, mas misericórdia e o conhecimento de Deus. É a mesma verdade que Samuel ensinou ao rei Saul: “Obedecer é melhor do que sacrificio, e o atender do que a gordura de ovelhas”. Jesus quis dizer: “Eu, o Senor, desjo modtrar-vos misericórdia, e não exigir sacrifícios”.

Jesus come com publicanos e pecadores:
Em Mateus 9.9-13Jesus resolveu comer com Mateus, um cobrador de impostos, e com outros “pecadores”. Essa ação despertou a ira de muitos lideres religiosos. Veja a resposta de Jesus para esses líderes.

• Por que os fariseus poderiam ter concordado com o plano de Carlos de evitar os não-cristãos? ______________________________________________________________________________________________________________________________________

• O que esses versículos têm a dizer a você sobre alcançar os não-cristão?______________________________________________________________________________________________________________________________

• O que você acha de: convidar alguém na escola ou no trabalho para participar do culto da sua igreja com você, ou convidar essa pessoa para a próxima saida do grupo jovens?_______________________________________________________

• De tomar tempo nesta semana para iniciar um relacionamento com um não-cristão ou um amigo que não costuma ir à Igreja.

• Suplemento adicional: Lucas 12.8,9; Tiago 2.14-26

Nenhum comentário:

Postar um comentário