sábado, 28 de setembro de 2013

A Espiritualidade de Deus X Imagem de Escultura


A realidade bíblica estabelecida sobre a Espiritualidade de Deus
João 4:24 – Deus é espirito e importa que seus adoradores o adorem em espirito e em verdade. “Deus é espirito”. Note-se a ausência do artigo, e que de acordo com o original; não seria exata a tradução: “Deus é um espirito”.
Deus é espiritual em sua natureza, ou seja: em Seu Ser essencial, Deus é espirito.

A realidade bíblica Iluminada da Espitualidade de Deus
Ensinado no Velho testamento: Dt 4:15-20,23 – Guardai, pois, cuidadosamente as vossas almas, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus vos falou, em horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher; semelhança de algum animal que há na terra; semelhança de algum volátil que voa pelos céus; semelhança de algum animal que rasteja pela terra; semelhança de algum peixe que nas águas debaixo da terra. Guarda-te, não levantes os olhos para o céus e vendo o sol a lua e as estrelas, a saber  todo o exército do céus, não seja seduzidos a inclinar perante eles, e dês culto a todas que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo do céus. Mas o Senhor vos tomou, e vos tirou da fornalha de ferro do Egito, para que lhe seja povo de herança, como hoje se vê... Guardai-vos, não vos esqueça da aliança do Senhor vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma Imagem esculpida, semelhança de alguma cousa que o Senhor vosso Deus vos proibiu. V ainda Is 40:25.

O culto  a Deus por meio de imagem e coisas temporais, foi proibido porque ninguém jamais tinha visto a Deus e. portanto não podia saber qual a Sua aparência; nem há entre as coisas materiais desta terra, alguma que tenha semelhança com Deus, que é espirito (ex 20:4.

O ensino do Antigo Testamento torna claro que Deus, em Seu Ser essencial, é espirito e, nessa qualidade, é imaterial e portanto não pode ser visto pelo o olho material e nem pode ser representado por cousas matérias. Gercino M. Araujo 28 de Setembro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário