domingo, 21 de junho de 2015

Jesus anda por sobre o mar

Jesus anda por sobre o mar (Mateus 14:22-33 ;36)

O milagre anterior assegurou aos discípulos que estavam seguindo alguém que podia suprir suas necessidades abundantemente. Quando alimenta com cinco pães e dois peixes quase cinco mil almas; uma porção suficiente apenas para uma pessoa em uma refeição. Agora aprende que ele também pode protegê-los e capacita-los. ..”É-Me dado todo poder no céu  e na terra” (Mat 28;28).

1 – O valor da comunhão com o Pai; 22,23;
Enquanto despedia a multidão, Jesus compeliu os discípulos a embarcarem e voltarem para o outro lado do lago. Em seguida subiu ao monte para orar. Quando caiu a tarde, isto é, depois do por do Sol, ele estava sozinho ali. ( havia duas tardes) meio da tarde e por do sol.

2 - Jesus mostra Domínio sobre a Lei da gravidade; 24-27;
Entretanto, o barco já estava longe, ( o texto diz que estava no meio do mar) quando começou agitar o mar sob um forte vento contrário. Enquanto as ondas açoitavam o barco, Jesus viu o perigo em que estavam os discípulos. Na quarta vigília da noite ( entre 3-6 horas da manhã), ele foi ter com eles, andando sobre por sobre o mar. Pensando que era fantasma, os discípulos entraram em pânico. Mas imediatamente ouviram a voz tranquilizante  do mestre e amigo: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temas!.
Nossa experiência é semelhante! Somos muitas vezes abalados na tempestade, perplexo, em desespero. Parece que o Senhor está bem longe. Mas em todo tempo ele está orando por nós. Quando a noite parece mais escura, ele está ao nosso lado, apertamos o sina de emergência, e ouvimos sua voz confortante, lembramos que as ondas que nos apertam, estão debaixo de seus pés.
V 28, quando Pedro ouviu a voz bem conhecida e bem amada sua afeição e seu entusiasmo  transbordaram. Se és tu, Senhor, manda-me  ir ter contigo, por sobre as águas;  antes da emoção tomar conta de Pedro; ele ouve um chamado “Vem”, Pedro desceu do barco e começou a caminhar em direção ao Senhor, enquanto olhava para Jesus com fé,  ele se sustentava sobre as águas, mas diante do forte vento; teve medo. Como acontece em qualquer situação de risco, nos gritamos por socorro. Pedro não foi diferente e gritou “Senhor Salva-me”.

A vida cristã, como andar sobre a água, é humanamente impossível. Só. pode ser vivida pelo poder do Espirito Santo quando tiramos os olhos dos outros objetos e olhamos somente para Jesus (Hb 12;2); podemos experimentar uma vida sobrenatural. Mas no momento em que nos ocupamos de nós mesmos ou de nossas circunstâncias, começamos a submergir. Assim precisamos clamar a Cristo para restauração e capacitação divina.
“Comentário Bíblico de William MacDonald”


Gercino Maximiano de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário