sexta-feira, 10 de junho de 2022

A graça de Deus Lucas 15

 Fariseus e escribas, despeitados com os ensinamentos de Jesus e o seu poder, tornara-se Seus inimigos.

E Jesus respondeu aos acusadores, oferecendo-lhes as parábolas do capitulo 15 de Lucas. São três, que podemos chamar de um cacho de parábolas, pois estão intimamente ligadas em torno de um centro comum – O Deus trino executando o plano da salvação do mundo.

Na consideração dessas parábolas, vamos nos servir dos esquemas que encontramos no Novo Testamento Explicado, de S.E. Mac Nair, e que nos parece um meio prático para nossa compreensão.

 Uma lição de valores:

  Lucas 15:1-7; Da ovelha perdida – É a ovelha uma criatura de pouca inteligência, incapaz de pôr si, retornar ao rebanho, quando desgarrada. Era amada e valia muito para o seu pastor. Sugere que Deus ama os pecadores e Se interessa por eles. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.Jo 3:16.

A condição de perdido: Da ovelha – Aprendemos que todos somos perdidos por nossas próprias ações. O homem tem o livre arbítrio, escolhe a vontade o que lhe convém fazer, segue o caminho que melhor lhe convier. Mas o homem não é um ser irresponsável, recebeu de Cristo inteligência e uma consciência que o habilitam a conhecer e julgar se está em um bom ou mau caminho. Ele é responsável por suas ações perante a Deus. “O que de Deus se pode conhecer nele está manifesto; porque Deus lho manifestou...” Rom 1:19-20.

A experiência do perdido: a ovelha no deserto, exposta ao ataque de feras sem qualquer proteção, sujeita a cair em precipícios e outros perigos, ao abandono. Isso pode acontecer a um jovem ou a qualquer pecador sem Cristo atraído para as infelicidades do mundo, se apresenta com um belo título: gozo da vida, embrenhando-se na perdição sem qualquer defesa. O crente tem a palavra de Deus que o instrui, conforta e santifica; a oração que o põe na presença do Senhor; o Espirito Santo que o ilumina e guarda; mas aquele que não é convertido, move-se nas trevas sem defesa.

8-10 – Da dracma, - Moeda de minuto valor, objeto sem vida, tinha grande importância para sua possuidora. Sugere que embora os pecadores sejam absolutamente desconhecedor do seu Criador, estranho e alheio ao caminho da salvação. Deus se interessa por ele e o quer vivicar. “E vos vivificou estando vós mortos pelas ofensas do pecado” Ef 2:1.

A insensibilidade sugere, que, se o pecador não for procurado até que seja levantado do meio das trevas espeças deste mundo de perdição, por si permanecerá inerte, e a parábola, presta-se para advertência aos redimidos do Senhor; para uma cooperação. Consagrada com Ele, nesta obra de salvação dos perdidos.

 11-24 – O filho pródigo - O filho transviado sem consideração, sem respeito para com o seu pai, que não apreciou a paz e nem a felicidade do lar e fez-se vagabundo, descobriu mais tarde que era amado sem merecer. Sugere que o amor de Deus não arrefece, nem mesmo com a ingratidão das Suas criaturas. “Deus recomenda Seu amor, para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós sendo nós ainda pecadores R5.8.

Do Filho -   Que somos perdidos por escolha, e é indubitavelmente o caso mais triste. Quando um homem conhece que tem diante de si a salvação ou perdição, onde passará a eternidade, e procrastina, adia a salvação da alma , quer dizer que tem uma natureza iníqua , ou é um indivíduo mole, irresoluto, falto de energia. “Hoje se ouvires a sua vós, não endureçais os vossos corações” (Hbreus 3:15).                                                                                                                 

,Laguna SC. 10 de junho de2022  -

Gercino M. Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário