segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Os sinos da morte, Salmo 90;

Peço aos leitores me acompanhar numa viagem de imaginação santa.

Estamos no Sinai anos depois daquele relatório nefasto dos espias no deserto do Sinai em Cardes Berneia. O povo estava sem destino vagueando pelo deserto sem rumo em uma situação sem solução aparente, numa luta inglória.

A situação do acampamento era informada todos os dias pela manhã a Moisés; mortes, mortes, e mais mortes, essa era a notícia mais comum. O deserto tornou-se um cemitério. Cada vez que o povo levantava acampamento deixava para traz muitas e muitas sepulturas.

Num destes dias, Moisés, homem de Deus, entrou em desespero. Angustiado com a quantidade de mortos, se recolhe em seus aposentos, e prostrado !com o rosto em terra; apresenta esta oração perante ao Senhor.A eternidade de Deus, e a transitoriedade do homem,

Tem três divisões:

“1) A eternidade de Deus (1-6). Ele tem sido a morado dos crentes em todos os tempos. (2) - A rápidas sucessões das gerações humanas (3) – contraste com a eternidade dele.”

“2) A transitividade do homem (7-12) com especial referência a Israel. Notemos aqui o emprego de nós nos nossos.  A fragilidade do homem é frisada na estrofe anterior (5-6) mais aqui a causa dela domina o argumento; essa causa é o pecado.

“3) A oração do homem frágil ao Deus eterno (13-17) E uma oração pedindo, a restauração, pedindo o favor Divino ao seu povo. O Salmo expressa os pensamentos mais profundos dos homens piedosos. Ensina a mortalidade dos homens em palavras imortais.

90;1-2 Em meio a tantas mortes e a transitoriedade da vida, Moisés encontra consolo na eternidade do Senhor. Embora tudo mais defina e desapareça, Deus é imutável e refúgio seguro para seu povo, de eternidade em eternidade, ele é Deus “infinito, eterno, imutável em seu ser, Sabedoria, poder, santidade, justiça , bondade e verdade.

90;3-4 Moisés contrasta a eternidade de Deus com a brevidade do ser humano. Tem se a impressão de que, todos os dias , Deus ordena à vida: “tornai ao pó”,  como que força uma linha infinita a lançar-se para dentro de uma sepultura. Para o eterno os quase mil anos de idade dos primeiros seres caídos, são apenas como o dia de ontem em sua memória.

90;5-6 Para moisés a vida humana se parece com um sono:  o indivíduo dorme sonha e acorda no dia seguinte sem consciência da passagem do tempo. Ou por meio de outra ilustração, avida é como a relva que floresce fresca e verde pela manhã , porém murcha e seca no final da tarde. Conforme comentou Spurgeon: “ e plantada,, se desenvolve, multiplica, é colhida, moída e desaparece”.

90;7-10 Embora a morte seja o resultado da entrada do pecado no mundo,  Moisés percebe que aquelas  mortes no deserto representava um julgamento (ainda fosse, por quem pudesse julgar) “adendo meu” . Todos os que saíram do Egito cuja a idade fosse superior a vinte anos deveria morrer ante de chegar a Canaã. O soar dos sinos da morte era um sinal da ira de Deus contra seu povo, pois haviam acreditado no relatório negativo dos espias , em vez de marchar rumo a conquista de Canaã, conforme propuseram Cale e Josué. .E verdade que alguns conseguiram os setenta ou oitenta anos de idade, porém mesmos nesses casos, eram uma vida desagradável, cheia de doenças, cansaço e aborrecimentos, e logo morriam (esta é a verdade do v10 Quando nos pensamos nesses valores para o dia de hoje) “Inserção minha”.

 Tomar a palavra ao pé da letra, certas expressões precisão ser aplicadas a todas as pessoas em todos os tempos. Por exemplo a expressão do verso 9; “Todos os nossos dias se passam na tua ira”, devem ter um sentido bastante restrito. Talvez sejam a linguagem de Israel quando condenado a vaguear 38 anos, por causa dos seus pecados. Certamente Davi não diria assim quando escreveu: “Unicamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”.  Ou o apóstolo Paulo quando escreveu: “ o amor de Deus tem sido derramado em nossos corações pelo o Espirito Santo”. Seria uma coisa bastante triste  se a nossa teologia, fosse limitada à concepção de Deus revelada nos Salmos, antes que a luz do Evangelho de Jesus Cristo, tivesse transformado todas as perspectivas dos homens piedosos. 2 Tm 1:10.

O último versículo dos Salmo é muito precioso, especialmente para que trabalha com as mãos. Que nosso serviço pode ser aprovado, abençoado, e estabelecido por Deus, é uma coisa excelente para uma pessoa piedosa.

 

Bibliografia: A Bíblia Explicada: S.E. McNair

Comentário Bíblico Popular: William MacDonald

 

Gercino M. Araujo

Laguna SC 16 de Janeiro 2023 –“A paz de Cristo Jesus seja a sua constante companhia “

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário