terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Salmo 41 - Comentário Visão geral

Introdução ao Salmo 41, atribuído a Davi, tem, em sua estrutura geral e espírito, uma forte semelhança com o Salmo 38. A ocasião em que foi composto não é certamente conhecida; mas, assim, parece ter sido quando o autor estava sofrendo de doença corporal, não improvavelmente provocada por tristezas mentais causadas pela ingratidão de seus amigos, ou por aqueles próximos a ele em vida. É certo que seus sofrimentos corporais foram causados ou agravados pela negligência de seus amigos; pelo tratamento frio que deram a ele; por sua ingratidão para com ele; pelos relatos que circularam a seu respeito. Veja Salmo 38:11-12; compare Salmo 41:5-9. Certamente foi essa grosseria que aumentou muito seu sofrimento e que provavelmente deu ocasião ao salmo. Quem eram as pessoas que assim o trataram com abandono e frieza não pode agora ser averiguado; nem é necessário saber quem eles eram para apreciar o significado e a beleza do salmo. Sua conduta é descrita com tanta exatidão e sentimento, que não seria uma vantagem especial conhecer seus nomes.

O caso, portanto, no salmo é o de alguém que está doente; que é abandonado por seus amigos; que está sujeito a comentários indelicados tanto quando estão com ele como quando ausentes dele; de alguém, portanto, cujo único refúgio é Deus, e que olha para ele em busca de simpatia.

De acordo com essa visão, o salmo pode ser convenientemente dividido em quatro partes:

1 Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livrará no dia do mal.

2 O SENHOR o guardará, e o manterá vivo; ele será bem-aventurado na terra; e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.

3 O SENHOR o sustentará no leito de enfermidade; na doença dele tu mudas toda a sua cama.

 I. O salmista se detém no caráter abençoado de quem mostra compaixão ou bondade para com os pobres e sofredores; a bem-aventurança do homem que é misericordioso (Salmos 41:1-3). Esta é evidentemente uma reflexão forçada sobre ele pela conduta oposta daqueles que ele supôs que ele poderia ter considerado como seus amigos, e a quem ele tinha o direito de buscar simpatia e bondade. Em sua própria mente, portanto, ele contrasta sua conduta real com o caráter do homem verdadeiramente bom e misericordioso, e é levado, em poucas palavras, a descrever a felicidade que se seguiria se a bondade adequada fosse mostrada aos pobres e aflitos. Ele diz que o efeito de tal conduta seria:

 (a) que o Senhor libertaria tal pessoa no tempo de angústia (Salmo 41:1);

(b) que o Senhor o preservaria vivo (Salmo 41:2);

(c) que ele seria abençoado na terra (Salmos 41:2);

(d) que o Senhor não o entregaria à vontade de seus inimigos (Salmo 41:2);

(e) que ele o fortaleceria na cama de enfermidade (Salmo 41:3).

 4 Eu disse: SENHOR, tem piedade de mim, sara a minha alma, porque eu pequei contra ti.

 II. Um apelo a Deus por misericórdia e restauração da saúde, com uma humilde confissão de que era por seu próprio pecado que ele estava sofrendo; e com o propósito de não tentar se justificar, ou dizer que ele não merecia isso das mãos de Deus (Salmo 41:4). Ele não reclama de Deus, por mais que tenha oportunidade de se queixar de seus amigos.

 5 Meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando ele morrerá? Quando o nome dele perecerá?

6 E se algum deles vem me ver, fala coisas sem valor, e seu coração junta maldade; ele sai, e fala disso.

7 Todos os que me odeiam murmuram juntamente de mim; contra mim eles planejam o mal para mim, dizendo:

8 Uma doença maligna está posta sobre ele; e aquele que está deitado não se levantará mais.

9 Até o homem que era meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão; grandemente levantou contra mim seu calcanhar.

10 Porém tu, SENHOR, tem piedade de mim, e levanta-me; e eu lhes darei o pagamento que merecem.

11 Por isto eu sei que tu te agradas de mim: porque meu inimigo não se declara vencedor sobre mim;

12 E quanto a mim, tu me sustentas em minha sinceridade; e tu me puseste diante de ti para sempre.

13 Bendito seja o SENHOR, Deus de Israel, para todo o sempre! Amém e Amém!

 4. Uma fervorosa invocação da misericórdia de Deus e uma expressão da certeza confiante de seu favor encerra o salmo (Salmo 41:10-13).

 Este salmo, como o Salmo 38, que tanto se assemelha, é aquele que será sempre eminentemente útil para aqueles que são visitados com doenças e que, ao mesmo tempo, são privados da simpatia em seus sofrimentos de que os aflitos tanto precisam e desejam, e que, , em vez de simpatia, são submetidos à difamação e calúnia – seus inimigos aproveitando-se de sua condição para fazer circular boatos desfavoráveis ​​a respeito deles, e seus amigos até então professos retirando-se deles e se unindo a seus caluniadores e detratores. Esses casos podem não ser muito comuns no mundo, mas ocorrem com frequência suficiente para tornar apropriado que, em um livro que afirma ser inspirado e destinado para ser adaptado a todos os tempos e todas as classes de pessoas, eles devem ser referidos, e que devemos saber qual é a verdadeira fonte de consolo em tais problemas. [Barnes]

 Visão geral de Salmos

“O livro dos Salmos foi projetado para ser o livro de orações do povo de Deus enquanto esperam o Messias e seu reino vindouro”.

Laguna 31 de Janeiro 2023

Gercino Maximiano de Araujo

g.max.araujo@gmail.com

Blog: salvosparaservir-senhor.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário