quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

A Adoração Verdadeira

 

Estudos em série

12 de fevereiro de 2023

A Adoração Verdadeira

Êxodo 20:1-7

Texto Áureo: Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Mat 4.10

 Leituras diárias

João 4:19 -29; - Adoração verdadeira;

Jr 17:9; - O pecado destrói;

Is 55:1-13 – A salvação é de graça

II Tim 4:1-5 – O zelo fiel na pregação

II Pedro 1:16-21; - Superioridade da Palavra

Hb 4:1-13; - Palavra viva

            A quem interessar possa

 Quando pensamos em adorar a Deus, geralmente imaginamos algo que emana de nós a fim de expressarmos louvor às qualidades de Deus. Seja através da música, do serviço, da oração ou de outra forma de expressarmos adoração, pensamos que o louvor é uma iniciativa nossa.

A adoração verdadeira é produzida pelo homem e dada, com os devidos merecimentos, ao único Deus vivo e verdadeiro? Será essa a verdadeira adoração que Deus deseja receber do homem?

Definição de Adoração

O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbete adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar (Dicionário Aurélio Eletrônico). As palavras equivalentes a adoração no Velho Testamento significam ajoelhar-se a prostrar-se como em Êx. 20:5.

 As palavras equivalentes a adoração no Novo Testamento significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar para mostrar culto ou submissão, respeito ou suplica como em Mt. 4:10 e João 4:24.

A Base da Verdade Seria um engano consciente se acharmos que toda e qualquer expressão de adoração que parte do homem é verdadeira. O homem possui um coração enganoso e uma mente limitada (Jr 17:9; Is 55:8,9).

 Essas duas coisas produzem um erro que não é percebido facilmente pelo homem, especialmente quando a maioria ao seu redor está envolvida no erro (II Tim 4:3,4). Não é sábio colocar como base de sustentação aquilo que é enganoso e limitado. Devemos usar o que é firme e eterno. Só a Bíblia é a base firme para estipular o que é a adoração verdadeira. Se a Bíblia por escrito é a base firme “mui firme” (II Pedro 1:19; Hb 4:12); se ela é a nossa única regra de fé e prática, então tudo o que não concorda com ela tem que ser julgado falso (Is 8:20).

 Laguna SC 09/02/2023

Gercino Maximiano de Araujo

Nos moldes da Revista da EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário