quarta-feira, 9 de maio de 2018

Samo 101


A uma série de salmos precedente que fala do Rei Celestial

Davi sentindo-se vice-rei de Deus, faz do seu reinado uma cópia de Deus, depois da morte de Saul.



Ele divide em duas partes: o seu reinado começa primeiro  com o seu coração e sua casa, assunto particular e depois se estende para O público, com respeito ao palácio e a cidade.



Ele começa onde nós devíamos começar; a partir do seu coração. O homem não pode ser maior do que o estado do seu caração; um “coração perfeito”, há de banir um “coração perverso”.



Depois do coração, a casa. Davi resolveu que um coração perfeito havia de ser refletido numa casa honesta; depois ele dirige sua atenção para o Palácio e a cidade.



Numa escolha que faz ele separa os bons dos maus, e faz a escolha dos bons para o seu serviço e os convida para ser seus companheiros. Os maus ele não tolera.



Aqueles que inspiram nos nossos corações bons desejos e propósitos são competentes para efetuar nas suas realizações, mas nós havemos de cooperar com Ele persistentemente.



Atitudes firme de um Rei



O desejo de Davi, no que diz respeito a sua vida pública e privada estava além dos seus esforços. Mas os seus objetivos serão plenamente alcançados.

V1) Davi inicia louvando a bondade e a justiça



V2) Propõe-se a seguir o caminho. Depois de declarar  o que ele almeja que são as virtudes para sua vida pessoal. ( “Oh! quando viras ter comigo!”. Várias pessoas deram a essa frase interpretação diferente.



V3-4) O desejo de não olhar para coisas injusta; odeia o proceder dos apóstatas e decide manter-se longe destas pessoas. AQlém disso não terá comunhão  com os que se desviam da verdade e da justiça.



V5) todo aquele que calunia ao próximo, será destruído. “ a esse destruirei”



V6) ele escolheria os fiéis da terra isto é entre aqueles que andava em retidão.



V7-8) Os fraudadores, caluniadores, e trapaceiros não participaria da folha de pagamento. Por fim o rei está determinado a tratar todas as formas de perversidade com Rapidez e firmeza.



A palavra destruirei, significa punir, expulsar de Jerusalém a cidade do Senhor, todas as formas de perversão, devem ser removida da terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário