segunda-feira, 9 de abril de 2018

Sobre o casamento


Gercino Maximiano de Araujo - São Gonçalo RJ

I Co 7 v 10—17; Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido; (se, porem, se porém ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com o seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher.

Os versículos 10,11 referir-se aos cônjuges Cristãos. As palavras “aos casados, ordeno, não eu mas o Senhor” significam que Paulo esta ensinando, aos coríntios o que aprendeu com o Senhor Jesus. A instrução de Paulo é para que a mulher não se separe do marido.

Porém reconhece que em alguns casos extremos pode haver necessidade de separação, a mulher deixar o marido e vice-versa. Nesse caso a recomendação é para que não se case ou que se reconcilie-se com o marido.. O marido recebe ordem de não se apartar da mulher.

Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido, porque o marido incrédulo é santificado no convívio com a esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio com o marido crente. Doutra sorte. os vossos filhos seriam impuros; porém agora, são santos.

Aqui começamos a tratar de casais que somente um dos cônjuges são crentes. Aqui Paulo usa seus argumento próprio, quando ele diz:: “Aos mais digo eu e não o Senhor”. Enfatizamos que isso não significa que as palavras de Paulo representa seu próprio ponto de vista. Agora porém, Cristo instrui seu apóstolo a esse respeito, de modo que as asserções de Paulo aqui são palavras inspiradas, por Deus. Refere-se aos que são casados com descrentes. Essa passagem não aprova o casamento entre cristãos e incrédulo, provavelmente  tem em vista a conversão de um dos cônjuges depois do casamento. “Se algum irmão  tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone” Semelhantemente, a mulher que tem marido descrente, e este consente em morar com ela, deve ficar com o marido.

Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito a servidão nem o irmão, e nem a irmã, Deus vos tem chamado à paz.

Pois como sabes, o mulher, se salvará teu marido? Ou como salvará, ó marido, se salvará sua mulher?

Qual deve ser a atitude do cristão quando o cônjuge incrédulo deseja deixa-lo? Deve permitir que se aparte.

Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada u7m confirme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as Igrejas.

As palavras de Paulo não se aplicava somente aos Corintios trata-se de algo que ensinava em todas as igrejas. Vine observa: Quando Paulo diz ”É assim que ordeno as igrejas”, não está publicando um decreto a artir de um centro determinado mas apenas informando à igreja em Corintos que as instruções dadas  aos seus membros eram as mesmas que ele dava em todas as igrejas

Comunicação: 21-27014198 /21981664908/e-mailg.max.araujo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário