sábado, 7 de julho de 2018

Do trabalho de Pastor, surge o líder de um povo

Êxodo 3: 1-12; Depois de se apresentar a Moises no meio de uma sarça ardente, O Senhor da ordem: tire a sandálias do pé porque o lugar em que pisa é santo, indica que é conhecedor das aflições do seu povo e determina uma ação imediata, no sentido de resgata-los, o que seria feito por Moisés. Nem mesmo as desculpas de Moisés foi suficiente para mudar os designíos de Deus, de livrar seu povo da escravidão egípcias mas encorajou mais ainda diante diante da sua declaração de incompetência. O Senhor prometeu a Moisés que libertaria o seu povo, e o levaria a um lugar seguro, uma terra abundante, ao retirar as sandálias Moises percebeu que ali era um lugar de glória (Santo).Nesse acontecimento aprendemos que Deus: 1) Que Deus não estava esquecidos dos seus pactos com os patriarcas v 6. 2) Que ele tinha visto, ouvido, conhecido e descido; 3) Que ia enviar um salvador para Israel, e livrar seu povo da mão dos egípcios. Moisés era fiel como um servo sobre a casa de outro; Jesus Cristo, como Filho sobre a sua própria casa.
(Scofield) Nesse trecho vemos Moises: a) Acanhado, quando devia ser confiante; b) Informando a Deus o que Ele já sabia; c) Querendo passar o serviço para outros; d) Convencido afinal de que devia obedecer a chamada divina; à medida que ele obedecia, ganhava mais confiança no se testemunho.

Alan Cole nos mostra a importância desta Revelação.
Moises não apresentou ao povo nenhum deus novo ou desconhecido, mas uma revelação completa do que Deus já era ou já conhecia. Nem mesmo o discurso de Paulo no Areópago diante de atenienses; se acha a altura desse texto aqui. O único correspondente verdadeiro é a contínua autorrevelação de Deus nos séculos posteriores, cujo auge é a vinda de Cristo. Mesmo assim a revelação de Moisés naqueles dias (ainda que em cumprimento às promessas patriarcais) se mostra tão nova e perturbadora para Israel quanto a vinda posterior do Messias.

Osvaldo Sanders comenta: Na lista de deficiências que Moises apresentou a Deus estavam: Incompetência, falta de informação, falta de autoridade, dificuldade de se expressar, incapacidade de se apresentar, o fato de não ter obtido sucesso anteriormente, a falta de aceitação, difícil de encontrar uma lista de imperfeições mais completa que essas. Contudo em vez de essa aparente demonstração de humildade agradar a Deus, ela o deixou furioso: Entã se ascendeu a ira do Senhor contra Moises. Ora as desculpas de Moises para sua incapacidade eram justamente as razões que levaram Deus a escolhe-lo para aquela missão.

Esse estudo foi realizado com base no texto para Escola Dominical de Domingo em nossas igrejas dia 08/07/2018. Gercino

Nenhum comentário:

Postar um comentário