sábado, 14 de julho de 2018

Igreja Neotestamentaria 1 Cap

O que nos ensina a Palavra de Deus sobre a Igreja e as Igrejas; 2 Timóteo 3:16-17; Toda a doutrina e prática tem de ser provada pela máxima: “Assim diz o Senhor”, Portanto, todo ensino que vamos desenvolver; tem base na Palavra de Deus.
Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Os santos precisam ser homens de boa reputação, constantes, não desviar dos seus objetivos, para os quais aprenderam. “ ser verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo”. Andar como ele andou, como diz Paulo ser meus imitadores como eu sou de Cristo Jesus.
Hoje o conceito de igreja tem desviado do seu propósito inicial, por haver pessoas que, querem viver negociando a fé como vemos em nossos dias.
Como e constituída: A distinção entre Igreja Universal e Igreja Local (falamos aqui de uma só Igrja)não tem nada a haver com a IURD.

1. A Igreja Universal. Origem, Inauguração e complemento.
Esta é composta somente de verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo – os nascido pelo poder do Espirito Santo de Deus, e passaram pelo novo nascimento, os remidos deste século atual. Origem: Efésios 3: 3-12; Col. 1: 24-27;
Inauguração: Mat 16: 19; Atos 2; como resultado da obra de Cristo na cruz
Complemento: (na vinda de Cristo) 1 Tess 4:13-18.

2. A Igreja local. È composta de crentes professos numa localidade determinada, ajuntando-se somente no Nome de Cristo. Mat 16:18; e reconhecendo uma autoridade triplicada.
a) Cristo como a Cabeça;
b) A administração do Espirito Santo;
c) O ensino da Palavra de Deus.
Admissão dos verdadeiros crentes no Senhor Jesus, 1 Cor 1:2; porém há a possibilidade de os que não sejam  crentes serem admitido por engano, Atos 8:21; 20:29; 2 Pe 2:1; Judas 4. Uma igreja composta de Pessoas crente e de pessoas não crentes é anti-bíblico. Usaremos  a palavra “Igreja” no sentido local vendo as seguinte passagens bíblica: Atos 8:1; 13:1; Apoc 2:1,8;  etc. No sentido plural: Atos 15:41; 16:5; 1Cor 7:17; Atos 2:7;22:16.

Tais companhias são chamadas:
a) “As Igrejas de Deus”, 1 Tss 2:14; Indicando origem e senhorio.
b) “As igrejas de Cristo”, Rom 16:6; indicando redenção e responsabilidade.
c) “As igrejas dos Santos”, 1 Cor 14:22; Indicando a sua constituição e caráter.
d) “As igrejas dos Gentios”, Rom 16:4; Indicando a sua extensão e soberania. Atos 15:14; 9:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário