quinta-feira, 19 de julho de 2018

Parábola da Ovelha Perdida


Lc 15: 3-7;Entã lhes propôs Jesus esta parábola : Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontra-la?

Achando-a, põe-na  sobre os ombros, cheio de júbilo. E indo para casas, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que noventa e nove  justos que não necessitam de arrependimentos.

Esta parábola e o fruto do encontro do Senhor Jesus com os publicanos e pecadores; e isto incomodou os Fariseus e os escribas, que criticavam tal encontr.
Na parábola o Senhor Jesus é comparado ao pastor de ovelhas. As noventa e nove ovelhas representam os escribas e fariseus. A ovelha perdida tipifica um cobrador de impostos ou um pecador reconhecidamente. Quando o pastor sente a falta de uma delas, ele deixa  as noventa e nove no deserto (não no aprisco) e va buscar a que esta extraviada até encontra-la. Isso nos faz entender a relação do Senhor, com os pecadores ao descer à terra, os seu ministério, público, sua rejeição, seu sofrimento e morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário