sexta-feira, 7 de maio de 2021

A Ameaça das Seitas II

Adventismo do Sétimo Dia

Apresentação

      Estamos de acordo com a maioria dos estudiosos, que ser o adventismo, um ressurgimento do farisaísmo do primeiro século, os legalistas perturbam a vida de Jesus Cristo, dos apóstolos e continuam perturbando a vida dos cristãos de hoje, através do adventismo.

Chegou ao Brasil em 1919, e instalou o seu QG em Santo André, S. Paulo. Eles são os donos da Casa Publicadora Brasileira, publicam revistas como: Atalaia, vida e Saude e outras literaturas.

Alguns admitem que sua fundadora fora Ellen G Whate, mas na realidade, William Miller é reverenciado entre os adventistas como seu profeta fundador, apesar de não ter o sábado como o dia de descanso e não ter a teoria do Santuário, tem como seu objetivo maior, justamente a obra de melhoramento  da saúde pública atrvés da revista “vida e Saude” dos sanatórios e dos serviços médicos, espalhado pelo mundo. Sua obra social pode ser considera magnífica, mantendo escolas cristãs gratuitas cuidando da qualidade do lar, opondo-se ao mundanismo.

Esquecendo entretanto, os adventistas, das coisas espirituais dos céu, mais importante doutrina Bíblica, zelando pela saude e do corpo, cuidando dos aspectos  temporais, mais do que os espirituais em oposiçao ao que Martin Luther Kimg disse:

Religião trata tanto com o céu como com a terra “ A responsabilidade cristã é dupla – Social e evanglistica; um cristianismo que tem perdido sua dimensão vertical, tem perdido o Sal e não só insípido em si mesmo mas sem qualquer valor para o mundo”...- “O cristianismo tem que ser equilibrado e Bíblico.

Sua História

 Seu fundador Wiiliam Miller, nasceu em 1782, em Pittsfield, Massachustts, e morreu em 1849, em sew-Hamptom, Niw York. Era Batista e foi sempre um pregador leigo. O seu contato com algumas obras de David Hume, Voltaire e Tomas Paine, optando élo sistema que cre em deus Deista rejeitando a revelação e a autoridade eclesiástica, publicou “O gito da Meia-Noite, Os sinais dos Tempos, A trombeta de Alarme”,

 Em 1818 – Miller começou a dizer que em 20 anos Cristo voltaria.

Em 1831, determinou a data de 10 de Dezembro de 1843. Deduziu isto das passagens encontradas em Números 14:34; Ezequiel 4:6; e Daniel 8:13,14, chegando a conclusão que os 2.300 dias de Daniel significavam anos contados a partir de 457 a.C quando Esdras subiu a Jerusalem vindo da Babilônia. Outra afirmação de Miller foi a purificação do Templo, significa a purificação da terra, quando Cristo Voltassa.

Enquanto os seguidores aguardava os acontecimento “Miller afirmava que as catástrfes e acidente eram os sinais do fim do mundo”.

 Novas datas foram marcadas: Outubro de 1844, 1847, 1850, 1852,1854,1855, 1877 mas Cristo não voltou. Pois o ensinino da Bíblia é que ninguém sabe o dia e nem a hora da volta de Cristo. Miller começou a dar aulas de como fixar datas.

Depois de 1844, quando a sua profecia falhou mais uma vez os seus seuguidores se dividiram em pequenos grupos liderados Hirau Edson, que reinterpretou a profecia de Miller, institui a guarda do sábado baseado na revelação que recebera Joseph Bates, que foi reafirmado por Ellen Whaite; e Ellen Harmon, e que deu êfaze ao Espirito Santo (Dons).

 Em 1860 foi organizado oficialmente a Igreja com o nome de Adventista do Sétimo Dia. Ja havia recebido o nome de Igreja Cristã Adventista em 1855; havia de ser denominada ainda de União da Vida e Advento 1844; igreja de Deus, Adventista em 1921; Igreja Adventista reformada e igreja Adventista da Promessa e finalmente Igreja Adventista do Sétimo Dia, que constitui o seu grupo principal hoje em dia.

 O Adventismo pretnde ser como os outros (Tempos modernos para eles)

Disciplinas e Refutação:

 

       Algumas doutrinas dos Adventistas são visivelmente prejudiciais, porque confundem até os crentes, visto apresentarm textos bíblicos comprovando suas afirmações: A Guarda do Sábado e da Lei Mosaica – A inexistência do Espirito entre a morte ea ressurreição do corpo – O Sono da Alma – A aniquilação total dos impios e de Satanás – O Santuário e a Expiação Incompleta de Jesus Cristo.

 

1.         A Aguarda do Sábado

 

Examinando o Santuário de crença doutrinária dos Adventistas, em seu, certificado de batismo, observamos no que eles creem a respeito do sábado: O sétimo dia da semana é o eterno sinal do poder de Cristo como criador e redentor, sendo por isso, o dia do Senhor, ou sábado cristão, e constitui o selo de Deus vivo. Deve ser observado, desde o por do sol da sexta feira até o por do sol do sábado.

 Dizem alguns adventistas, modernos que a guarda do sábado não é cindição para salvação. Entretanto, no livro do Arnaldo B.Christa-Nissi, famoso escritor adventista, Intitulado “Sutileza do Erro”, encontramos na página 79: Com quanto nós não ensinamos que se guarde os mandamentos a fim de ser salvos, positivamente ensinamos que aqueles  que é salvo torna evidente a sua salvação  guardando os mandamentos de Deus.

 Em outro livro lemos o seguinte “ esta lei deve ser guardada  como condições para se ter a vida eterna (Do sábado para o domingo, de Carlyle B.Haines, pgn. 9 e14).

O sábado torna para o crente em Cristo um símbolo de tudo aquilo que o evangelho encerra para ele em Cristo”

 Três erros envolvem a guarda do sábado pelos adventistas: Em vez de exaltar o espirito, exaltam a letra da lei, demonstra uma falta de discernimento da Palavra de Deus, e consideram a moral referente ao mandamento do sábado como invariável e imutável.

“(Col 2:16-17). Ninguém, pois, vos julgue por causa da comida e da bebida, ou dia de festas, ou lua nova, ou sábado porque tudo isti tem sido sombra das coisas que haveria de vir, porém o corpo é de Cristo.

Vejamos diversas passagens bíblicas que refutam a observância da lei e do sábado:

1.         Ninguém é justificado pela lei. O Crente está liberto da lei – Romanos 3:20; / 4:6; /Gálatas 2: 16; /3: 2; / 5: 1,4,6,9; /Hebreus 7:19; /8:6-13;

2.         Cristo é o fim da lei e dos mandamentos – Romanos 10:4; Efésios 2:15; II Cor 3:13,14;

3.         A guarda do sábado e uma questão de consciência e não de Fé. Rom 14:5;

4.         O sentido moral do dia do sábado, é um dia para descanso; a parte serimonial é um dia fixo para descanso; o sentido moral não deixa de existir, somente o dia fixo – Mat 12:5,6; e João 7:21-24;

5.         No concílio de Jerusalém não houve prescrição acerca do sábado – Atos 15:1-34;

6.         Nove dos  dez mandamentos constam do Novo Testamento, exceto o referente ao sábado. Êxodo 20:2,3; ( 1 Cor 8::4-6; At 17:21-30;) Êxodo 20:5,6; (I Jo 5:12;) Exodo 20:7; Tg 5:12; Êxodo 20:12; (Efésios 6:13); Ex 20:13; (Rm 13:9); Ex 20:14; (I Co 6:9,10); Ex 20:15; (Ef 4:28); Ex 20:16; (Col 3:9 – Tg 4:11); Ex 20:17; (Ef 5:3), esta serie de citações bíblica, deve ser lida intercaladas; para cada uma citação de Êxodo sobre um mandamento temos uma confirmação no Novo Testamento conforme as leituras correspondente, só não consta a referência correspondente ao sábado.

7.         O conceito perpétuo, defendido pelos adventistas, inclui outra coisas além do sábado, que eles não observam: a festa da páscoa (Lv 23:14;), as purificações (Ex 30:21); as festas sagradas (Lv 23:21); a festa do tabernáculo (Lv 23:41); a circuncisão (Gen 18:12,13).

8.         Os grandes acontecimentos Bíblico não se deram no sábado, mas no domingo – Jo 20:1; 20:19,26; 20:11; Mt 28:1-10; Lc 24:13-35; Lv 23:16; Apc 1:10; Atos 2:14; 2:41; 2:1-3;

 

 (Apresentação feita

segue sua história)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário