Estudo nº 1
INTRODUÇÃO.
A
Palavra de Deus é o único e suficiente diretivo para o povo de Deus. II Tm
3:16-17. Toda doutrina e prática tem de ser provada pela máxima:
“Assim diz o Senhor.” Portanto todo ensino
dado nestes estudos será baseado sobre a Palavra de Deus.
DEFINIÇAO - Qual é o sentido da palavra “Igreja”
I. Ideias Errôneas – Alguns pensam que a igreja, seja um prédio consagrado aos serviços religiosos, outros que seja uma sociedade organizada, composta de cristãos professos, que leva um nome distinto, governada por determinado controle humano.
Essas idéias são
completamente ignoradas pela Bíblia.
2. – Conceito Bíblico – A Palavra “igreja” vem do grego – “eclesia” que significa no seu sentido literal “chamados para fora” portanto um grupo de pessoas chamados para separar-se do mundo – Uma assembleia. A palavra é empregada no Novo Testamento como: (a) Israel, At 7:38; (b) Um motim em Éfeso. At 19:32; (c) Um ajuntamento oficial em Éfeso. At 19:39; (d) A igreja de Cristo como sendo chamada para separar-se do mundo. A primeira referência neste sentido se encontra em Mt 16:18.
CONSTITUIÇÃO: Precisamos distinguir a Igreja Universal de uma Igreja local.
1. A igreja Universal. Origem, Inauguração e Complemento.
Esta é composta
Somente de verdadeiros crentes no Senhor Jesus Cristo – aqueles que nasceram de
novo pelo poder do Espirito Santo de Deus, uma entidade invisível, inviolável, constituídas dos remidos deste século atual. Origem, Efésios 3:3-12; Col 1:24-27; Inauguração, Mt 16:19; At 2. (Como resultado da obra redentora de
Cristo na cruz): complemento (na vinda de Cristo) I Tess 4:13-18.
2. Uma Igreja Local. É composta de crentes professos numa localidade determinada, ajuntando-se somente no nome de Cristo. Mt 16:18.e reconhecendo uma autoridade triplicada:
(a)
Cristo como cabeça.
(b)
A administração do Espirito Santo,
(c)
O ensino da palavra de Deus
Apenas são comtemplado
aqueles que são verdadeiros crentes em Cristo, I Co 1:2, Porém ha a
possibilidade de oa que não sejam crentes serem admitido por engano, At 8:21; 20:29;
II Ped 2:1; Judas 4. Uma igreja composta tanto de crentes como aqueles que não
são é anti-bíblico. Para uso da Palavra “Igreja” no sentido local veja At 8:1;
13:1;Apoc 2:1,8; etc. Para o uso no plural veja At 15:41; 16:5; I Co 7:17; Apoc
2:7; 22:16. Tais companhias são chamadas:
(a)
“As igrejas de Deus”, I Tess 2:14;
Indicando origem e senhorio.
(b)
“As igrejas de Cristo”, Rm 16:6;
Indicando redenção e responsabilidade.
(c)
“As Igrejas dos santos”, I Co 14:22,
Indicando a sua constituição e caráter.
(d) “As Igrejas dos Gentios”, Indicando a sua extensão e soberania. At 15:14; 9:15.
O CARATER E A FUNÇÃO DA IGREJA.
Estes são indicados na Bíblia sob várias
figuras significativas.
1. As figuras quanto a Igreja Universal
A
Igreja Universal sempre deve ser contemplada em relação à Cristo, como sendo
preparada por Deus para ser o instrumento no seu plano eterno, para revelar a
glória do Seu Filho. Ef 1:13; 3:10,11; Col 1:18b.
Frequentemente,
os homens falam erradamente de “a igreja” como se fosse uma entidade e
autoridade independente.
Vejamos agora as figuras:
(a)
Corpo. Rm 12:4,5; I Co 12:12-13; Ef
1:22,23; 4:4; Col 1:18. Na epístola aos Efésios o corpo é visto como sendo o
complemento da Cabeça; na epístola aos Colocensses como sendo completo na Cabeça.
Vê-se então, que em ambos os textos a idéia fundamental é a unidade entre a
Cabeça e o Corpo, isto é entre Cristo e a Igreja.
Cristo como Cabeça é:
1. Sede
da vida da igreja “em Quem” Ef 1:11,13;
2. Fonte
de alimento da igreja “do Qual” Ef 4:16;
3. Superintendente
das atividades da igreja “n’Aquele” Ef 4:16.
A Cabeça acha expressão através dos membros
do Corpo, nota-se que enquanto existe unidade no Corpo, ha variedade de ação
(função) entre os seus membros.
(b)
Edifício. Ef 2:19-22; um edifício
espiritual, um templo santo (santuário) designado por Deus para ser uma “habitação”.
A ideia fundamental é a de uma morada de Deus. Em Apoc 18:2; há um contraste. É
a unica outra ocasião em que a palavra traduzida “morada” (grego-katoiketrion)
é empregada no grego, no Novo Testamento. Este edifício e formado da seguinte
maneira
1. Deus é o arquiteto. (responsável pelo plano) Ef 1:4,22; II Tm 1:9.
2. O
Senhor Jesus é o construtor, pois Ele mesmo disse... “edificarei a minha
Igreja”. Mt 16:18.
3. Cristo
é a rocha fundamental, Mt 16:18; cf I Co 3:11.
4. Pedras
do fundamento. O fundamento dos apóstolos de que fala Efesios 2:20; é a doutrina dos apóstolos que é o Novo Testamento servindo de fundamento de ensino
para a Igreja, apontando Cristo como único fundamento da Igreja.
5. A
Pedra Principal da esquina é o Senhor Jesus, Ele não somente suporta a Sua
Igreja, como também a igreja está unida a nEle. Ef 2:20; I Pe 2:6.
6. Pedras
vivas. Estas são o crentes formando formando assim o edifício. I Pe 2:5.
7. Pedra
Angular. O Senhor Jesus é esta Pedra I Pe 2:7. Isto é, Ele é a chave da
abóboda, porém a figura não é de um arco, mas de pirâmide Ou abóboda: O símbolo disso no Velho Testamento é o templo.
Em certas parte das Escrituras a figura de um edifício, modifica-se para dar lugar a ideia de:
(a)
Casa
de familia. I Pe 2:4-10; 4:17; I TM 3:15; Hb 3:6;
10:21; Ef 2:19; Gal 6:10. As idéias fundamentais são as de responsabilidade e
de disciplina. Os simbolos dados no Velho Testamento é o Tabernáculo com eus
sacerdócio e o serviço lavítico.
(b)
Noiva.
Não se acha na Bíblia a frase ”Noiva de Cristo”. Mas muito a veem esta verdade, por inferência em Ef 5:28-32. etc. A idéia principal seria a de companhia em devoção recíproca
e domínio mútuo. O símbolo no Velho Testamento está em Gên 1:29,28; 2:21-24.
Nessa figura a igreja é vista no caráter celestial e eterno. Apoc 19:7; 21:2,9.
Seguindo essa ideia a Igreja é
identificada também como sendo:
(c)
Cidade.
Apoc 21:2-10. Em relação a Cristo, a Igreja é vista
como sendo uma Noiva. Em relação a terra durante o Milênio, é também a Nova
Terra no estado eterno, como sendo uma cidade. A ideia fundamental e de um
centro administrativo.
(d)
Rebanho.
Jo 10:16; (em contraste com um “aprisco” Jo 10:1-16;)
Jo 21:15-17; A ideia fundamental aqui é
de proteção e desvêlo continuo. Um
aprisco pode ser descrito como sendo uma
circunferência sem um centro, enquanto um rebanho é como um centro sem uma
circunferência. Um aprisco é cercado por muros, Israel era um aprisco, Jo10:16
Mas a igreja de Deus tem Cristo como seu Centro e não tem cerca confinante.
(e)
Novo
Homem. Ef 2:11-18; é associado com o Corpo, e o Rebanho,
Jo 10:16. A ideia fundamental aqui é a de reconciliação perfeita. “Em Cristo”
os judeus e os gentios não são mais separados mas feito em um só. Na igreja não
há distinção raciais nem sociais. I Co 12:13; Col 2:10,11. O Evangelho e
oferecido a todos os homens nas mesmas condições.
1. As Figuras Quanto à Igreja Local.
Visto que Deus Emprega termos semelhantes tanto para a Igreja local com para Igreja universal, é indicando claramente que, no plano de Deus, a igreja local é uma expressão localizada d a igreja universal. Consideremos as seguintes figuras:
(a) Corpo. I Co 12:27. Não se deve entender como sendo o “corpo de Cristo” porque isso é a igreja universal, nem como sendo “um corpo” porque assim haverá tantos corpos de Cristo como ha igrejas locais. É entendido da igreja no seu aspecto universal, nesta analogia, também o é no seu local. Embora que asujeição do corpo à Cabeça esteja inferida, convém notar que a ênfase está agora no caso da igreja local, nas qualidades de unidade fraternal, afinidade mútua e atividade coordenada, v 21 e também todo o contexto.
(b)
Edifício.
I Co 3:9. Aqui a significação é dupla.
No primeiro temos um processo qué a cooperação. Depois um produto, isto é um
edifício ou uma habitação santa. A ideia dominante é a de santidade.
(c)
Cultura.
I Co 3:9. Aqui também ha uma significação dupla.
Cooperadores no campo – O processo: Um campo cultivado – o produto. O
pensamento é o de fertilidade. Jo 15; Gl 5.
(d)
Virgem.
II Co 11:2; (“vos tenho preparado para vos apresentar
como uma virgem pura a um marido, a saber a Cristo”) não pde ter referência com
a igreja universal. A ênfase esta em pureza e constância.
(e)
Rebanho.
( grego, poimnion, pequeno rebanho) At 20:28;I Pe 5:2,3.
O diminutivo é empregado porque o aspecto é local. Indica desvelo constante.
(f)
Castiçal.
Apc 1-3. A igreja é vista como um instrumento de testemunho. Nestas sete cartas
às igrejas, vemos o testemunho da igreja seja bom ou seja mal.
(g)
Carta.
II Co 3:3. A igreja local é a carta de Cristo, aberta para todos lerem. O testemunho aqui é pela vida, - O andar.
Gercino Maximiano de Araujo –
presbítero Emérito
Proximo estudo – Estudo nº 2
A Igreja e as
Igrejas ( conti.)
.
Gercino Maximiano de Araujo – Presbítero Emérito
Proximo estudo
As Figuras Quanto à Igreja Local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário