segunda-feira, 10 de maio de 2021

A Ameaça das Seitas III

 Adventísmo do Sétimo Dia – Cont.

 2.- A inexistência do Espirito entre a Morte e a Ressurreição Final ( O Sono da Alma)

    Apesar das Escrituras apresentarem provas irrefutáveis sobre a imortalidade da alma os adventistas admitem que a alma dorme, depois da morte do corpo, baseando-se principalmente em Eclesiastes 9:5. Não podemos entretanto basear uma doutrina num versículo isolado, principalmente quando o autor coloca-se no lugar de um homem comum que oscila, entre as decepções e as alegrias da vida (Eclesiastes 7:4; 8:15). Assim como em 9:2  ele se demonstra desanimado  em 12:1; ele evidencia a sua fé. Ver 12:7; 9:5; além do mais a frase principal é “Debaixo do sol” no livro em questão (30 vezes).

  As  Principais passagens bíblicas que refutam esse pensamento são:

1.         Jesus ensinou a Imortalidade da alma – Mt 10:28; 17:1-3; 22:32; Lucas 16:19-31; 23:43,46; Jo 11:26.

2.         Os discípulos ensinaram a imortalidade da alma, e tinham certeza de estarem com Cristo depois da morte – II Tm 1:9,10; Filp 1:23,24; II Pe 1:13,14; At 7:59; II Co 5:8; I Tess 4:14; I Co 15:20.

A Aniquilação total dos ímpios

 A teoria adventista despreza, além das Escrituras e crença Universal, arraigada e distintiva da imortalidade da alma.

       A doutrina da aniquilação total dos ímpios, é completamente contrária ao ensino das Escrituras e apresenta Deus como impotente para resolver o Problema do mal. Dizem os adventistas que os ímpios ressuscitarão, serão julgado e totalmente aniquilado em seguida.

É fácil verificar que morte eterna “ morte eterna” na Bíblia não significa aniquilamento, mas separação. Morte sempre tem o sentido de separação.

Morte Física – separação do espirito do corpo – morte Espiritual – Separação do Espirito de Deus / significa / morte para o pecado – Separação do espírito do pecado / Morte Eterna – Separação do Espirito da comunhão  de Deus, ou seja a segunda morte do Apocalipse.

 A Bíblia Mostra que:

 ·       O inferno e um lugar de castigo eterno – Mt 25:46; 23:33;

    ·       O inferno é um lugar de trevas – Mt 22:13; 25:30;

·       O inferno é um lugar de sofrimento eterno – Mt 5:22,29,30; Apocalipse 14:10,11;

·       No inferno não haverá descanso – Apoc 14:11;

·       O inferno é eterno – Mt 25:41,46;

 Em relação a mortalidade da alma, ao afirmar que nenhum crente falecido está no céu, temos as passagens bíblica que mostram claramente ao contrário – I Tss 4:14; Filipenses 1:23; Lc 23:24 ( textos já apresentados).

1.          Satanás, é o Bode Expiatório

 

Para os adventistas, satanás é o bode emissário de Lev 16:22-26; todos os nossos pecados são carregado pelo diabo, são laçados sobre ele, finalmente um e outros (os crentes) serão aniquilados. Essa doutrina aberratória de um grupo que se considera evangélicos não tem fundamento bíblico.

Uma interpretação correta  deste texto sobre o Bode Expiatório, e que ambos representam duas fazes da obra de Cristo: O Bode Imolado, representa a expiação dos pecados, e o Bode enviado, representa a remoção completa dos pecados.

O ensino de toda a Bíblia é contrário a tal pensamento.

 ·        Somente Cristo, carregou todos os nossos pecados, e não satanás, Is 53:6; Jo 1:29; I Pe 2:24.

·        Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados At 20:28; Hb 9:12,22,26; 10:12-14.

·        O sangue de Cristo concede as mais ricas bênçãos aos crentes: Proximidade de Deus (ef 2:13;) – Santificação (Hb 13:12;) – e Justificação (Rom 5:9;) – Libertação da Ira (Rom 5:9;) – Redenção (Apoc 12:11;). A obra do diabo é bem diferente daquelas realizadas por Cristo.

1.         A Obra de Cristo

 Para os adventistas, Cristo entrou no santuário celeste em 1844, para purificação dos pecados. Apegam-se ao texto de Daniel 8:13,14; que nq realidade se refere ao Templo de Jerusalém, A Sra Whaite. Afirmou que texto re refere a Cristo purificando o santuário no céu, quando na realidade aplicaq-se a Judas Macabeu, purificando e modificando o Templo.

Em 1844, Cristo iniciou a obra e até hoje a obra Expiatótria não esta completa. Quem pode assim, ter certeza da salvação?

 Asim podemos ler em - O Grande Conflito, escrito pela Sra Whaite. “A tarefa do juíz de investigação e do perdão de pecados há de terminar antes da segunda vinda do Senhor”. É impossivel que os pecados dos homens sejam riscados (perdoados) senão deppis do juizo. No tempo estabelecido, ao final dos 2.300 dias, em 1844, começou o trabalho de investigação e de perdão de pecados.

 A doutrina do santuário surgiu quando em 1844,falhou a profecia de Miller sobre a voltade Cristo. A Sra Whaite e seus companheiros deram “um jeitinho”, dizendo que Cristo, entrou no santuário celeste, ao invés de voir a terra.

 O ensino das Escrituras é muito claro em relação a expiação de Cristo, completa e perfeita, em relação a sua obra de intercessão pelos salvos e em relação a sua volta, visível e sensível.

 ·        Cristo fez purificação dos pecados: Hb 1:3; 9:23-28; desta última passagem temos um esclarecimento acerca da obra de Cristo, quando uma vez morrendo para consumar a obra salvifica dos pecadores, a fim de que esses tivessem acesso a presença Deus no santuário. Cristo entrou no santuário celeste quarenta dis após a su ressurreição. At 1:11; 7:55; Ef 4:10.

·        A obra de Cristo: neste período de Graça e de intercessão e não purificação. Hb 7:25.

·        Cristo está assentado a destra de Deus, significando missão consumada. Hb 1:3; 8:1; 10:12; 12:2; na terra os sacerdotes não podia sentar-se, porque havia sempre uma obra a ser realizada, Cristo porém está assentado, porque não ha obra redentora para ele efetuar.

·        A volta de Cristo será visível e sensível: Mt 24:1; I Tess 4:13; 5:11; II Pe 3.

Sobre Sra Ellen White

 Os escritos de Ellen White: Os adventistas atribuem aos escritos da Sra Write o valor das profecias revelações divinas. As visões desta senhora ocorriam quando ela sofria ataques. Seu próprio médico declarou em 1869, que “ás visões da Sra. Write, são perturbações mentais oriunda de anomalia no cérebro e no sistema nervoso”, a Própria Palavra de Deus nos  adverte sobre os escritos fora das Escrituras, Gl 1:1,7.

Como se não bastasse essa advertência e a certeza de que o tempo das profecias já passou Hb 1:1, ha ainda o grande problema da fraude, pois ja foi comprovado que os escrito da Sra. Write foram, em uma grande James Araujo, há um capítulo dedicado ao assunto.

 Essa descoberta de plágio afeta, naturalmente muitos adventistas que considerou os escrito de Write como inspirados e não admitem que ela tenha sido influenciada por outra pessoa, “O grau de material plagiado e dependência literária e de alarmante proporção”.

 James Write, esposo de Ellen, foi um colaborador e estimulador da produção de livros o qual se tornou um grande negócio.

O Autor, U.T. Araujo tira suas conclusões acerca das evidências de plágios nos escritos da Sra. White, da quais mencionaremos algumas:

·        Os adventistas estão admitindo os escritos plagiados e encontrando m uma saída para o problema;

·        Os adventistas devem admitir e propagar o fato do plágio, não iludindo os adeptos

·        A Sra. White somente é considerada profetiza pelos que são desprevenidos, mal informados, acomodados, religiosos corrompido, e assalariados interesseiros.

·        Há quando interessa por parte dos adventistas em encobrir a realidade do plágio, para não chocar muitos adeptos e não prejudicar o desenvolvimento das Seitas.

·        Se os escritos da Sra, White, apesar d3e plagiados, eram inspirados, então os outros plágios podem ser considerados inspirados.

·        Finalmente, acrescentamos que os adventistas nã poderão ser enganados por muito tampo, e não poderão enganar os outros por muito tampo.


Resumo

 

Ficamos sabendo que o legalismo do primeiro século, que perseguia o Senhor Jesus e os apóstolos e continua nos dias de hoje perseguindo os crentes salvos atravéz do adventismo.

Eles cuidam das coisas terrestres, cmo a saúde do corpo e se squecem das coisas espirituais como a salvção e o perdão dos pecados

Wililian Miller previu a vinda ce Cristo em 1843, 1844 e continuou a marcar novas datas, as quais não houve sucesso. Claro!

Foi em 1860 que a igreja recebeu o nome de Adventistas do Sétimo Dia, quando antes já teria utilizado diversos nome, conforme o estudado.

Os adventistas modernos dizem que a guarda do sábado não salva, mas os que foram salvos devem gaurdar o sábado, quando isto não ocorre o resultado é a perda da salvação.

Sabemos que a guarda do sábado exalta a  lei, ao invés de exaltar o espirito.

O Adventista não acredita na imortalidade da alma (entre a morte e a ressurreiçao a alma fica dormindo). Creem também que o impio será aniquilado e não separado como diz as Ecrituras.

Para os Adventistas em 1844, quando Cristo vivia segundo a profecia de Miller, e a mesma falhou, eles para desviarem a atenção disse que Crito ao invéz de vir a terra, entrou no santuário celeste.

Os escrito da Sra White, são grande parte plagiados.

 Bibliografia

 

Seitas do nosso Tempo vol, I

Seitas proféticas

Tácito Gama Leite Filho

 

Bíblia Vida Nova

 

Notas

JohnR.W Stott – Cristianismo Equilibrado. Pg 58-62

Luiza J. Waker – Qual o Caminho? Pg 112

José Pio da Paz – O que é o Adventismo? Pg 31

D.M. Canrght – El Adventísmo del Sétimo Dia

Roland H.A. Seboldt – Que é Adventismo do Setimo Dia? Pág 22

Ubaldo Torres Araujo – O Adventismo pág 91

 

Autor Ministrante

Gercino Maximiano de Araujo

Presbítero Emérito


Nenhum comentário:

Postar um comentário